31.3 C
Jacobina do Piauí
4 de junho de 2026
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoSanta Cruz do Piauí

Relatório do TCE aponta falhas na Prodater e recomenda mudanças na empresa

Tribunal de Contas do Piauí (TCE)

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) avaliou a governança de Tecnologia da Informação da Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater). O levantamento, julgado pela 1ª Câmara entre 4 e 8 de agosto de 2025, confirmou falhas já apontadas em auditoria de 2021.

A Assessoria de comunicação do Prodater foi consultada, porém não se posicionou a respeito do relatório do Tribunal de Contas.

O relatório identificou avanços, como a existência do Plano Diretor de TIC (2025–2026) e de uma política de segurança da informação. No entanto, as principais deficiências permanecem, entre elas a ausência de monitoramento do PDTIC, a falta de acordos de nível de serviço com os órgãos usuários, lacunas na gestão de riscos, inexistência de pesquisas de satisfação dos usuários e a falta de regulamentação local da Lei de Governo Digital.

O TCE recomendou medidas como a institucionalização do Comitê de Governança de TIC, a formalização de acordos de nível de serviço, a realização de pesquisas de satisfação, a regulamentação da Lei de Governo Digital, a elaboração de inventário de riscos e maior controle sobre contratos terceirizados.

A Corte informou que seguirá monitorando o cumprimento dessas medidas e poderá realizar auditorias específicas em áreas como segurança da informação e serviços de nuvem.

 Com informações TCE

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais