33.8 C
Jacobina do Piauí
4 de junho de 2026
Cidades em Foco
Curral Novo do PiauíDestaqueGeral

Curral Novo realiza IX Conferência Municipal de Saúde com foco na atenção primária e assistência inclusiva; veja fotos

A Prefeitura de Curral Novo do Piauí promoveu, nesta quinta-feira (24), a IX Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Fortalecimento da Atenção Primária: Caminhos para uma Assistência Integral e Inclusiva no município de Curral Novo do Piauí”. O evento aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal e reuniu autoridades, profissionais da saúde, representantes da sociedade civil e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A programação teve início às 8h com o credenciamento dos participantes, seguido de um coffee break e da solenidade de abertura, com a composição da mesa das autoridades e entoação do Hino de Curral Novo. Em seguida, a conferencista Kátia Porto da Silva ministrou uma palestra temática, destacando os desafios e perspectivas para a atenção primária no município.

A secretária de Saúde, Vanderlúcia Lira, destacou a importância do momento democrático e participativo.

“É muito importante esse momento onde a população é convidada, os profissionais são convidados para estarmos discutindo as diretrizes, os objetivos e o que precisa estar presente no nosso Plano Municipal de Saúde, que será a base para os próximos quatro anos de gestão. É um momento de escuta, de colaboração e de construção conjunta.”

Já o prefeito, Júnior de Marinalva, ressaltou os avanços conquistados pela gestão no setor da saúde:

“Sejam todos bem-vindos à nossa IX Conferência de Saúde. Este momento é importante para mostrar o quanto todos vocês representam a saúde de Curral Novo. Há oito anos, a saúde do município era um desastre, e hoje se tornou referência. Muito disso se deve ao trabalho competente do nosso secretário Valério Lúcia e de toda a equipe. A saúde de Curral Novo hoje é motivo de orgulho e exemplo para muitos.”

Após a conferência, os participantes se dividiram em Grupos de Trabalho (GT) para debater propostas e apresentar diretrizes que serão incorporadas ao Plano Municipal de Saúde. À tarde, a plenária final consolidou as ideias aprovadas nos grupos e encerrou os trabalhos da conferência.

Entre os convidados de honra e representantes municipais que participaram do evento, estiveram presentes:

Vice-prefeito: Ronald Kennedy de Lira Oliveira, Secretária de Saúde: Vanderlúcia Lira, Secretária de Assistência Social: Nalva de Jesus Macêdo, Secretária de Finanças: Maria Aparecida de Oliveira Sério, Presidente da Câmara de Vereadores: Marsuel Feitosa Macêdo, Ex-prefeito: Abel Francisco de Oliveira Júnior, Presidente do Conselho de Saúde: Ruth Lopes, Coordenadora da Atenção Básica: Gleisiane Araújo. Demais secretários e lideranças comunitárias também marcaram presença, reforçando o compromisso da gestão com uma saúde mais próxima da população.

A IX Conferência Municipal de Saúde de Curral Novo do Piauí reafirma o compromisso do município com o fortalecimento da atenção primária, com foco na equidade, humanização e inclusão dos serviços de saúde para todos os cidadãos.

veja fotos

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais