A Prefeitura de Queimada Nova, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e do Conselho Municipal de Assistência Social, realizou, nesta terça-feira (8), a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, na Câmara Municipal.
Com o objetivo de construção de propostas relevantes para a melhoria do sistema do SUAS e diálogo entre a sociedade civil e Poder Público, o evento contou com a presença do prefeito Gilmar Macedo, além de secretários e representantes da Assistência Social, Educação e Saúde. O gestor parabenizou todos que integram o setor e reforçou o compromisso de ser um aliado na busca por um serviço de qualidade.
“No nosso município tem trazido muitos benefícios e vai continuar levando às pessoas que mais precisam. Importante esse momento da conferência quando podemos juntar e montar as propostas, buscando tudo aquilo que possa beneficiar a população e para que possamos sempre ter um serviço eficiente, cada dia fazendo mais pela nossa população”, declarou.
O encontro foi marcado pela temática “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, pauta idealizada para a celebração de duas décadas de existência do sistema e abertura de caminhos para o desenvolvimento. A palestrante e assistente social, Valdenia Costa, frisou a importância do momento para aproximar os profissionais dos munícipes.
“É uma conferência de celebração, mas também para trazer a realidade dos nossos territórios e comunidades. Vamos seguir resistindo, porque o SUAS precisa avançar e é aqui, no município, onde damos continuidade nesses avanços”, afirmou.
PROGRAMAÇÃO
Após a abertura oficial e a leitura do regimento interno, os presentes puderam prestigiar a exposição da temática da conferência com o tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”. Na sequência, foram apresentados debates sobre os eixos temáticos para a construção das propostas.
A secretária de Assistência Social de Queimada Nova do Piauí, Elidiane Macedo, pontuou a importância da adesão dos populares, principalmente moradores das comunidades, em eventos da temática para que a escuta de demandas seja maior. Agradecendo a presença de todos, enfatizou a responsabilidade da gestão em manter as propostas de melhorias para que o serviço cresça em qualidade.
“O SUAS é um sistema essencial para as famílias. Precisamos estar juntos, lutando cada vez mais para que esse serviço seja melhorado. É um momento importante para levantarmos propostas de melhorias, principalmente para o nosso município. Queremos muito ouvir vocês”, frisou.
As propostas foram aprovadas pela Plenária e, depois, foram eleitos os delegados para a Conferência Estadual. Para encerrar, os presentes receberam certificados.