34.3 C
Jacobina do Piauí
5 de julho de 2025
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPolícia

Piauí registra menor número de homicídios desde 2015

Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Teresina — Foto: Ilanna Serena/g1

O Piauí registrou uma redução nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no primeiro semestre de 2025, alcançando os menores índices desde 2015. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou, nesta terça-feira (1º), que foram contabilizados 284 casos em todo o estado, demonstrando uma queda de 22,19% em relação ao mesmo período de 2022, que representou um pico recente de violência, com 365 ocorrências.

“Isso é resultado de aumento de investimento na segurança como um todo, aumento de efetivo nas polícias, investimento em inteligência, videomonitoramento, o BO Fácil que vai melhorar muito o trabalho investigativo. São muitos investimentos para a gente alcançar esses resultados e queremos melhorar mais. Segurança pública é prioridade absoluta”, afirma Rafael Fonteles.

De acordo com o relatório, de janeiro a junho, Teresina apresentou uma diminuição de 21,68%, passando de 143 (2022) casos para 112 (2025). Já no segundo maior município do estado, Parnaíba, os números caíram de 37 para 20, representando uma redução de 45,95%.

Em 2025, Piripiri atingiu um marco histórico: zerou os homicídios no primeiro semestre, após registrar 12 casos no mesmo período de 2022. Uma queda de 100% nos últimos 11 anos, se considerada a série histórica.

A SSP também informou que, quando comparado ao mesmo período de 2024, o Piauí demonstrou uma tendência de queda na criminalidade violenta no estado, com uma diminuição de 12,35%, passando de 324 para 284 casos. Teresina registrou 131 ocorrências, caindo 14,50%, enquanto Parnaíba apresentou 22, representando uma queda de 9,09%.

Para o secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, os dados refletem o resultado de investimentos e da atuação firme do governo. “Temos uma gestão comprometida com a redução da violência e com o fortalecimento da inteligência policial. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo, integrando tecnologia, policiamento eficiente e ações sociais que fazem diferença na vida das pessoas”, afirmou.

No Piauí, foram registrados 41 CVLIs em junho de 2025, sendo um dos meses com menor índice referente a esse tipo de crime. Teresina teve 13 ocorrências, consolidando o menor patamar histórico para o período. Em Parnaíba, apenas 1 caso foi registrado em junho, o menor resultado já observado para esse mês.

Com isso, o acumulado dos seis primeiros meses de 2025 estabeleceu novos marcos de baixa na violência letal no estado. Além do Piauí atingir o menor total semestral desde 2015, que teve 312 casos, Teresina alcançou o menor índice da série histórica (112 ocorrências) e Parnaíba obteve o menor resultado desde 2020 (20 casos).

“Essa redução sistemática nos índices é resultado de um monitoramento constante e da análise precisa dos dados de criminalidade. Com base nesses indicadores, conseguimos identificar padrões, mapear áreas e orientar as ações operacionais”, finalizou João Marcelo Brasileiro, gerente de Análise Criminal e Estatística da SSP.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais