A Prefeitura de Curral Novo do Piauí, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, realizou, nesta terça-feira (17), a I Conferência Escolar ETI Santo Inácio pelo Meio Ambiente em preparação para a VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA).
O CNIJMA é um processo de mobilização de todas as escolas brasileiras que possuem pelo menos uma turma dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). O principal objetivo é fortalecer ações formativas no campo da educação ambiental.
O encontro, com tema “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática”, contou com poemas, apresentação de dois projetos sustentáveis, como a reciclagem de materiais descartados na escola para recursos pedagógicos e reutilização de óleo.
A reunião ainda recebeu debates e discussões dos temas, votação dos projetos, escolha e votação dos delegados para defender o projeto na conferência nacional e escolha do professor orientador.
Para envolver todos os presentes, a agenda apresentou um desfile chamado “Moda com Consciência”, onde os estudantes utilizaram roupas recicladas. A programação contou com paródias em um dos momentos culturais.
A secretária de Educação, Erasma Alves, ressaltou a grandiosidade dos projetos dos estudantes e parabenizou todos os professores envolvidos na organização e pela promoção das ações benéficas para a sociedade.
“Vocês apresentaram ações belíssimas e positivas. É importante estarmos conscientizados. Transmitam a mensagem aos pais de vocês. Eu aprendi muito. Os professores estão desenvolvendo a aprendizagem dos alunos e isso é visível”, afirmou.
A secretária de Meio Ambiente, Raila Sousa, agradeceu a oportunidade de participação do evento e pontuou a necessidade de trabalhar a conscientização e sustentabilidade entre o público jovem, pois reconhece como a chave da transformação.
“É uma satisfação muito grande. É bom ver vocês transformando a realidade local, o espaço onde vocês convivem todos os dias. Isso conscientiza, sensibiliza e transforma. Parabéns pela criatividade, pois sustentabilidade é um pouco disso: transformar ao mesmo tempo em que gasta menos”, disse.