21.7 C
Jacobina do Piauí
7 de julho de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeralPicos

Picos institui Conselho Municipal de Turismo e busca fortalecer o setor na cidade

A quarta-feira (11) marcou um momento importante para o fortalecimento do turismo em Picos. A Prefeitura instituiu oficialmente o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), durante cerimônia realizada na Sala de Reuniões do Palácio Coelho Rodrigues, sede do Poder Executivo. O COMTUR é um órgão colegiado e consultivo, ligado à Secretaria Municipal do Turismo e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, com a missão de propor estratégias e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do setor turístico no município.

De caráter paritário, o Conselho reúne representantes do poder público — indicados pelas secretarias de Turismo, Cultura e Esporte e Lazer —, da iniciativa privada — com nomes ligados à gastronomia, hotelaria, agências de viagem e eventos —, além de representantes da sociedade civil, como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a AMIPI (Associação das Microempresas da Microrregião de Picos).

Conforme o Regimento Interno, o COMTUR é composto por apenas três cargos: presidente, suplente de presidente e secretário. A presidência fica a cargo da secretária municipal de Turismo, Michelly Saunders, tendo como suplente Márdila Taveira. A empresária Anne Louise Bertino foi eleita secretária pelos demais membros.

O Conselho terá reuniões ordinárias a cada trimestre, com decisões tomadas por maioria simples e registradas em atas. Entre suas atribuições estão propor normas e resoluções, apoiar projetos e programas turísticos, incentivar parcerias, fiscalizar a aplicação dos recursos do Fundo Municipal do Turismo e garantir a continuidade de políticas públicas.

As iniciativas do COMTUR devem estar alinhadas com as políticas de turismo nos âmbitos municipal, estadual e federal. O regimento também prevê que eventuais alterações devem ser aprovadas pelos conselheiros e homologadas por decreto do prefeito.

A presidenta Michelly Saunders destacou que, com a criação do conselho, Picos passará a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro. “Isso mostra que o município picoense tem o comprometimento em participar ativamente da implementação da Política Pública por meio da Regionalização”, afirmou.

Ela também ressaltou que o reconhecimento nacional permitirá ao município receber investimentos e ampliar sua visibilidade como destino. “Nós somos uma cidade turística, nós temos condições de sediar o trade do turismo, nós temos condições de fazer circuito do turismo e trazer riqueza, gerar renda dentro do nosso município e o estando dentro do Mapa do Turismo nós poderemos pleitear recursos para que a gente possa investir no setor através do Ministério do Turismo. Então foi um passo muito importante”, finalizou.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais