25 C
Jacobina do Piauí
5 de julho de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeralQueimada Nova

Prefeito de Queimada Nova participa de audiência em Picos e reforça compromisso com o fim dos lixões no Piauí

O prefeito de Queimada Nova, Gilmar Macedo (PSD), esteve presente nesta terça-feira (10) em uma audiência pública realizada na cidade de Picos, reunindo prefeitos dos vales do Itaim e Guaribas, além de autoridades estaduais e representantes de órgãos de controle. O encontro teve como foco principal o encerramento definitivo dos lixões nos municípios piauienses, como parte do Projeto Zero Lixões.

Durante sua participação, o gestor destacou a urgência do tema para os municípios do interior:

“É uma reunião de grande importância, com a presença do Ministério Público, Tribunal de Contas, Ministério do Trabalho, APPM, Governo do Estado e o Senado. É uma iniciativa louvável, que visa extinguir os lixões nos municípios do Piauí. Em Conceição do Canindé, ainda temos muito a avançar, mas estamos aqui para intensificar nossas ideias, buscar soluções e fazer com que a população colabore na separação do lixo, para que juntos possamos acabar com o lixão em nosso município”, declarou Gilmar.

O presidente da APPM, Admaelton Bezerra, reforçou a necessidade de cooperação entre os entes públicos:

“O Projeto Zero Lixões representa um esforço coletivo, que exige comprometimento, planejamento e cooperação entre os entes. A APPM tem orientado os prefeitos sobre como acessar recursos e elaborar planos viáveis de gestão de resíduos. Sabemos que os desafios são grandes, mas é nossa responsabilidade construir soluções que garantam um meio ambiente mais saudável para todos.”

Já o secretário estadual de Meio Ambiente, Feliphe Araújo, pontuou que o Estado está atuando como parceiro das gestões municipais:

“Esta audiência é um momento estratégico para consolidar o compromisso regional com a gestão ambiental responsável e adequada dos resíduos. O Governo do Estado oferece apoio técnico e institucional para que os municípios possam cumprir a legislação ambiental vigente, convertendo um desafio histórico em oportunidade de desenvolvimento sustentável.”

O presidente da AMVI e prefeito de Marcolândia, Corinto Matos, também destacou que alguns avanços já foram conquistados:

“Todos os municípios do Piauí enfrentam esse desafio. Na AMVI, iniciamos desde o ano passado, ainda na gestão do ex-prefeito Jacobina, um plano de viabilidade econômica para destinação correta dos resíduos. Marcolândia, por exemplo, já concluiu a desativação do lixão e está destinando os resíduos para um aterro sanitário. Essa união em torno de uma solução técnica e economicamente viável está mudando a realidade da nossa região.”

Além das discussões, foi anunciado que os representantes dos municípios estarão em Teresina nos dias 1º de junho, 1 e 2 de julho, para a assinatura de Acordos de Não Persecução Penal (ANPPs), assumindo o compromisso formal de eliminar os lixões e implementar a política nacional de resíduos sólidos.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais