35 C
Jacobina do Piauí
6 de julho de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeralNordeste em FocoSimões

Municípios do Piauí já começam a receber recursos para combater efeitos da seca

Cisterna - foto ilustrativa reprodução doArquivo/Wilson Dias/Agência Brasil

O Piauí possui mais de 200 municípios em estado de emergência pela seca. Os dados são do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR). Com a situação, o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Admaelton Bezerra, informou que as cidades já estão recebendo recursos para o combate ao estado.

Segundo o presidente, os recursos estão começando a chegar aos poucos, principalmente para os que tiveram acesso a uma plataforma da Defesa Civil Nacional, local onde são realizadas as reivindicações e se tem um panorama sobre a situação de cada município.

“Aos que conseguiram entrar nessa plataforma, as ações já estão chegando naqueles municípios. E o governo do Estado, através da Defesa Civil Estadual, também já está com um cronograma de abastecimento através de carros-pipas e de construção de cisternas, que também já está começando a chegar a essas ações em alguns municípios, que foi feita uma classificação pelos municípios que estão sofrendo mais por a seca”, declarou o gestor

Segundo Admaelton, o sistema disponibiliza classificações — sendo elas vermelha, amarela e azul — e, a depender de cada uma, os recursos e as ações podem chegar com mais celeridade.

São 205 municípios com reconhecimentos vigentes, dos quais 193 são por seca e 12 por estiagem. No momento, o Piauí tem 21 municípios sendo atendidos pela Operação Carro-Pipa Federal. Para solicitar os recursos, os municípios devem utilizar o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no Diário Oficial com o valor a ser liberado.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais