27.3 C
Jacobina do Piauí
8 de julho de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeralInternacionalNordeste em Foco

Restaurantes Populares fornecem 171 mil refeições por mês a pessoas em situação de vulnerabilidade no Piauí

Restaurante Popular do Dirceu Arcoverde (Foto: Francisco Gilásio)

Ter acesso a uma alimentação adequada é direito básico de todo e qualquer cidadão. Para garantir a oferta de refeições balanceadas e constantes para a população piauiense, o Governo do Estado vem investindo na ampliação do número de Restaurantes Populares. Quatro já estão em pleno funcionamento e, até o final do ano, mais um será inaugurado pela Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc). Ao todo, são servidas 171.600 refeições por mês, atendendo principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar.

São quatro Restaurantes Populares (um no centro de Teresina, outro no bairro Dirceu Arcoverde, um no bairro Santa Maria da Codipi e o quarto na cidade de Parnaíba) em atuação, além da Cozinha Comunitária da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Nesses locais, a população tem acesso a café da manhã, almoço e jantar preparados com ingredientes frescos e seguindo cardápio nutricionalmente balanceado, a um preço baixo, sendo que o café da manhã custa R$ 0,50, e o almoço e jantar custam R$ 1,00 cada.

“Está prevista ainda a inauguração de mais um Restaurante Popular até o final deste ano, ampliando o alcance da política de segurança alimentar no Estado. Juntas, todas essas estruturas fornecem cerca de 7.800 refeições por dia, o que representa aproximadamente 171.600 refeições por mês”, afirma Janaína Mapurunga, superintendente da Assistência Social da Sasc.

A nutricionista Julyana Kalyny, responsável pelo planejamento do cardápio do Restaurante Popular da Santa Maria da Codipi, explica o cuidado com a qualidade das refeições. “A comida é toda pensada de forma saudável, com opções de proteínas e carboidratos de forma balanceada. Nós adaptamos a dieta de acordo com a aceitação das pessoas”, explica.

No almoço e jantar, são servidos pratos com arroz, feijão, proteína animal (bovina, suína ou frango), guarnições, saladas e, como sobremesa, frutas ou suco natural. No café da manhã, o cardápio inclui cuscuz, pão, ovos, frutas variadas e café com leite. A variedade dos pratos contribui para uma alimentação equilibrada e respeita a cultura alimentar local.

Restaurante Popular do Dirceu Arcoverde (Foto: Francisco Gilásio)
Restaurante Popular do Dirceu Arcoverde (Foto: Francisco Gilásio)

A Sasc também articula junto à Secretaria da Agricultura Familiar a viabilização da compra direta de alimentos da agricultura familiar. A medida busca fortalecer a produção local e garantir alimentos frescos e de qualidade nos restaurantes.

Onde ficam os Restaurantes Populares

Centro de Teresina

Rua Sete de Setembro, 82 – Centro (Sul), funcionamento das 11h às 14h.

Santa Maria da Codipi

Avenida Conquista Francisco Nogueira, quadra 10, casa 20 – Bairro Santa Maria da Codipi, funcionamento de segunda a sexta-feira, de 7h às 9h (café da manhã), de 11h às 14h (almoço) e de 17h às 19h (jantar).

Dirceu

Avenida José de Almeida Neto, Quadra-37, Casa 01 e 02, no Bairro Dirceu I, funciona de 7h às 9h (café da manhã), de 11h às 14h (almoço) e de 17h às 19h (jantar).

Parnaíba

Avenida Pinheiro Machado, 1247, no Bairro Rodoviária, de 7h às 9h (café da manhã), de 11h às 14h (almoço) e de 17h às 19h (jantar).

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais