O Brasil possui oito hotéis na lista dos mil melhores do mundo em 2025. Este é o resultado do Top 1000 Hotels 2025, ranking elaborado pelo La Liste, que utiliza um algoritmo com base em guias e avaliações online para atribuir notas aos melhores restaurantes e hotéis do mundo.
A relação dos melhores hotéis foi divulgada na terça-feira (3). Entre os empreendimentos nacionais, o mais bem colocado foi o Hotel das Cataratas, a Belmond Hotel, em Foz do Iguaçu (PR). A propriedade atingiu 97.50 pontos em uma escala até 100.
O hotel é o único dentro do Parque Nacional do Iguaçu e oferece aos hóspedes horários diferenciados de entrada, seja antes da abertura ou após o fechamento do parque. No ano passado, o hotel abriu o Restaurante Y, focado em comida brasileira e liderado pelo chef Luiz Filipe Souza, do duas estrelas Evvai.
O Fasano Boa Vista, em Porto Feliz, no interior de São Paulo, veio logo em seguida, com 95.50 pontos. A apenas uma hora da capital paulista, conta com 46 acomodações, cheias de requinte em ambiente campestre. No Rio, o Belmond Copacabana Palace ficou com 94.50 pontos. O hotel se tornou um personagem da Cidade Maravilhosa e passará por ampliações pelos próximos meses.
Depois veio o Fasano São Paulo, com 93 pontos, que abriga 60 luxuosas acomodações, assim como restaurantes e bares conceituados, no coração dos Jardins. O Palácio Tangará apareceu com 92.50 pontos, sendo um refúgio cinco estrelas até mesmo para artistas em passagem pela capital, como Paul McCartney.
Ainda em São Paulo, o Hotel Emiliano, na Oscar Freire, angariou 92 pontos. Rodeado de lojas e galerias, o hotel tem entre as acomodações a Suíte Cubo, de 135 m², com sala de estar com piscina. Na ponte aérea, o Fasano Rio de Janeiro também ficou com 92 pontos, sendo um dos hotéis mais badalados da orla de Ipanema e com um rooftop concorrido.
O Caiman, Pantanal fechou a lista de endereços nacionais no ranking com 91 pontos. O local abrange 53 mil hectares no Pantanal, com duas hospedagens – uma casa com 18 suítes e uma villa privativa -, além de experiências com foco na preservação pela fauna e flora do bioma. A hospedagem pantaneira foi a única do Brasil que levou um prêmio especial, o Discovery Gem Award, que indica “locais remotos com descobertas inesperadas”.
10 melhores hotéis do mundo
O Top 1000 Hotels 2025 apontou ainda para os 10 melhores hotéis do ano. Eles ficam em três continentes: Europa, Ásia e América. São eles:
- La Réserve Paris (Paris, França)
- The Connaught Hotel (Londres, Reino Unido)
- The Savoy (Londres, Reino Unido)
- Cheval Blanc Paris (Paris, França)
- Il San Pietro di Positano (Positano, Itália)
- J.K. Place Capri (Marina Grande, Itália)
- Mandarin Oriental Bangkok (Bangkok, Tailândia)
- The Peninsula Shanghai (Xangai, China)
- The Peninsula Chicago (Chicago, Estados Unidos)
- Rosewood Mayakoba (Playa del Carmen, México)
Tendências de mercado
Com base na seleção dos hotéis e no algoritmo, o La Liste apontou para tendências de mercado globais no setor de hospitalidade. Entre elas, aparecem:
- Ultraluxo exigente: clientes abastados buscam o excepcional em todas as circunstâncias, com serviços cada vez mais personalizados;
- Integração ambiental: hotéis localizados em ambientes naturais têm optado por arquitetura minimalista que preserva e valoriza a paisagem em vez de dominá-la;
- Tecnologia invisível: quartos inteligentes estão se tornando onipresentes, com uso de tecnologia de ponta discreta, antecipando necessidades;
- Revolução holística: o bem-estar é elemento central da oferta hoteleira de luxo. Os spas estão se expandindo, os programas estão mais personalizados e há integração com medicina preventiva e práticas ancestrais;
- Imersão cultural autêntica: a autenticidade se consolidou como um valor fundamental, em que os viajantes rejeitam o luxo padronizado em favor de experiências enraizadas na cultura local.
Como é elaborada a lista
A classificação é realizada com base em mais de 400 guias de viagem e milhares de avaliações de publicações especializadas. Um algoritmo próprio calcula uma média ponderada com pontuações até 100 e revela os “melhores hotéis do mundo” e os “melhores restaurantes do mundo”.
Fonte: CNN Brasil