Entre os dias 31 de maio e 3 de junho, a secretária de Educação de Simões, Íris Elaine, acompanhada da coordenadora da Educação Infantil, Eneyde dos Reis, participou de uma imersão pedagógica nas escolas Auroras e Parlenda, localizadas em Curitiba-PR. A visita teve como foco conhecer de perto instituições reconhecidas nacional e internacionalmente por suas abordagens pedagógicas inspiradas em Reggio Emilia e Emmi Pikler.
A Escola Parlenda é a única no Brasil com certificação oficial da Reggio Children e também recebeu o selo internacional Learning by Languages, consolidando-se como a primeira instituição brasileira a obter essa certificação. Com esse reconhecimento, passa a ser também a única escola de educação infantil no país autorizada a formar outros pedagogos a partir da abordagem Reggiana.
Durante a imersão, os educadores participaram de momentos de observação das rotinas e projetos das turmas, acompanhando propostas como oficinas de artes visuais, brincadeiras de exploração livre nos parques, entre outras atividades. As escolas também promoveram a socialização de experiências, proporcionando um espaço para reflexão coletiva sobre os desafios e potências do trabalho com crianças pequenas.
“A imersão foi uma oportunidade preciosa para olharmos para nossas práticas com mais profundidade, a partir do olhar do outro. A troca nos fortalece e nos inspira”, destacou uma das educadoras da Escola Parlenda.
A experiência reforçou o compromisso das escolas Auroras e Parlenda com uma educação infantil centrada na escuta sensível, na valorização do brincar e na construção de uma rede colaborativa entre instituições que compartilham os mesmos valores e propósitos.
“Mais do que compartilhar metodologias, a imersão nos permitiu vivenciar a potência do encontro, da presença e do afeto na educação das infâncias”, afirmou a secretária.
Além das vivências nas escolas, a programação incluiu momentos de formação com profissionais renomados, como Regina Shudo, Cleber Fabiano, Robson Lima e Israel Boniek, que abordou o tema A Epistemologia das Abordagens Participativas para Educação Infantil.
A iniciativa visa aprimorar as práticas pedagógicas, promover a troca de conhecimentos e implementar metodologias inovadoras que contribuam para o desenvolvimento integral das crianças atendidas na rede municipal de ensino.