24.6 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2025
Cidades em Foco
GeralPadre MarcosPolícia

PM celebra Dia de Tiradentes com entrega de medalhas e reforço em equipamentos

A Polícia Militar do Piauí realizou, nesta terça-feira (22), a tradicional solenidade em comemoração ao Dia de Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil. Durante a cerimônia, foram entregues novos equipamentos e seis viaturas às forças de segurança, como parte de um investimento estratégico de R$ 8,5 milhões, visando ao fortalecimento da segurança pública. A programação incluiu ainda o tradicional desfile da tropa e a entrega de medalhas por tempo de serviço e mérito operacional.

O evento ocorreu no Quartel do Comando-Geral (QCG) e contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, além de autoridades civis e militares.

Com 17 anos de atuação na PM e, atualmente na Gerência de Operações Aéreas, a 2º sargento Thaise de Carvalho destacou o sentimento do evento.  “É gratificante ter passado todos esses dez anos pertencendo a essa instituição que presta serviços tão relevantes para a sociedade. É só gratidão”, destacou.

Para a 3º sargento Marta Santos, homenageada com a medalha pelos 20 anos de serviço, o momento é carregado de emoção. “A sensação é indescritível. Enquanto esperava para receber a medalha, eu lembrava de quando entrei, em 2000. Vieram à mente todas as etapas dessa trajetória — tantas lutas, tantas pessoas que conhecemos ao longo do caminho, tantas histórias vividas. Estar na Polícia Militar, para mim, é como estar em uma família. Foi aqui que aprendi, que cresci, é aqui que eu sobrevivo junto com a minha família. Enfim, é um momento de muita gratidão, muito importante para mim”, afirmou.

O comandante-geral da PM, coronel Scheiwann Lopes, destacou que a solenidade contou com um pelotão simbólico presente no ato, mas ao todo foram entregues mais de 1.180 medalhas a oficiais e praças da corporação.

“Estamos realizando uma entrega de medalhas de forma mais humanizada, universal e democrática, reconhecendo todos aqueles que têm direito à medalha por tempo de serviço. Aqui, tivemos apenas um pelotão representando esse momento, mas ao todo são mais de 1.180 policiais agraciados. Essa honraria é registrada nos assentamentos funcionais e conta pontos importantes para a progressão na carreira. Isso também é valorização profissional”, acrescentou o coronel.

Novos equipamentos

Durante a solenidade, a Polícia Militar do Piauí recebeu um reforço importante: 250 coletes balísticos, 5.053 espargidores de gás, 154 tasers e duas mil capas de chuva. Segundo o comandante-geral, parte desse material é de menor potencial ofensivo e ajuda tanto na proteção dos policiais quanto na oferta de um serviço mais humanizado, permitindo uma atuação com uso graduado da força.

“Vamos cumprir nossa missão sem danos e minimizando os efeitos colaterais. Nós temos uma das polícias menos letais do país, com esses equipamentos havemos de cumprir essa missão cada vez mais, com respeito aos direitos humanos e à vida das pessoas, independente de que causou o problema ou não”, finaliza Scheiwann Lopes.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais