Um homem identificado como Jardson Jeilson, foragido do sistema penitenciário, foi preso na manhã desta quinta-feira (6) no bairro Mafrense, zona Norte de Teresina. Com ele, a polícia encontrou a arma roubada de um policial civil do Piauí.
A captura ocorreu durante a operação Draco 185, deflagrada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). No total, foram expedidos nove mandados de busca e apreensão e cinco de prisão. A ação resultou na prisão de 14 pessoas, incluindo três foragidos do sistema penitenciário.
Segundo o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco, Jardson Jeilson é apontado como uma das principais lideranças de um núcleo da facção criminosa Comando Vermelho, que atua na região.
“Hoje estamos aqui focando no núcleo do Comando Vermelho. Esse indivíduo é uma das principais lideranças desse grupo, é foragido do sistema penitenciário e agora está sendo conduzido para a sede do departamento”, destacou o delegado.
Ainda de acordo com Charles Pessoa, um imóvel utilizado pela facção como “QG” deve ser desapropriado.
“Essa residência já foi alvo de diversas operações e continua sendo um QG dessa célula criminosa. Vamos adotar as providências cabíveis, inclusive representar pela desapropriação desse imóvel”, ressaltou.
Além das prisões, a operação também resultou na apreensão de armas de fogo, carregadores, drogas e dinheiro. Os suspeitos presos deverão responder pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse irregular de arma de fogo, entre outros delitos.
“Em outro endereço, encontramos mais armas de fogo e diversos carregadores. Alguns dos presos estão sendo encaminhados ao departamento também. Uma ação muito importante”, concluiu Charles Pessoa.
A ação contou com o apoio da Diretoria de Inteligência da SSP-PI, FEISP, BEPI, Diretoria de Inteligência da Polícia Civil e Guarda Municipal de Teresina.