A Prefeitura de São Francisco de Assis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, no período de 19 a 20 de fevereiro, a Jornada Pedagógica de preparação dos professores para o início do ano letivo de 2024 no município. No primeiro momento aconteceu a acolhida aos professores com café da manhã e apresentação do artista Marlécio Vandera.
Dando continuidade, a programação do primeiro dia de evento contou com palestra do professor Marcos Aurélio Rodrigues que é especialista em políticas públicas e instrumentos de gestão, especialista em gestão escolar, graduado em letras e coordenador de programas e políticas públicas educacionais em diversas áreas de atuação. Na sua palestra Marcos abordou sobre inovação pedagógica para o futuro: estratégias e ferramentas no Campo do Ensino em Tempo Integral.
No segundo dia de evento, a programação contou com palestra do professor Francisco Marcos Pereira Soares que é mestre em educação e formação de professores e práticas pedagógicas, pós-graduando em biologia, graduado em pedagógica, especialista em psicopedagogia institucional e clínica com ênfase em educação inclusiva, professor de estágio supervisionado em educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, técnico em desenvolvimento infantil e membro do núcleo de estudos e pesquisas sobre formação e profissionalização docente e pedagogia.
O palestrante Francisco Marcos Pereira Soares explanou sobre metodologias ativas e aprendizado participativo: concepção de família educacional. Durante a Jornada Pedagógica aconteceu o sorteio de dois celulares para os professores patrocinado pela Holanda Consultoria que contou com a presença de Edson Holanda no momento da realização dos sorteios.
A secretária de educação, Vera Maria, afirmou que a Jornada Pedagógica é um evento muito importante para o início do ano letivo, pois é onde reúne todos os professores da Rede Municipal de Ensino em um momento de interação e compartilhamento de informações.
“Foram dois dias de Formação Pedagógicas onde foram trabalhados temas relevantes, com o objetivo de propiciar um momento formativo com educadores, com vistas a trocas de experiências e construção de conhecimento a favor de uma busca constante do crescimento profissional e melhoria das práticas pedagógicas”, comenta a secretária.