A Prefeitura de Lagoa do Barro do Piauí, através da Secretaria de Educação e a Expertise Consultoria Educacional, promoveu nesta quinta-feira (1) a Jornada de Atualização Pedagógica, visando a integração e o desenvolvimento profissional dos envolvidos na rede de ensino municipal.
O momento, que dura até 2 de fevereiro, busca dar oportunidade aos educadores, gestores e funcionários refletirem e inovarem nas práticas pedagógicas. Além dos professores formadores, marcaram presença o prefeito Gilson Nunes e o secretário de educação Mouracy Siqueira.
Em seu momento de fala, o prefeito de Lagoa do Barro, Gilson Nunes, ressaltou os dois pontos da tecnologia, sendo um material benéfico, mas também ferramenta de distanciamento de famílias e escolas. A Jornada Pedagógica, então, se mostra necessária para discutir os diversos temas e pensar abordagens de ensino para as crianças e jovens do presente e futuro.
“Eu sou fã da tecnologia, ela contribuiu para muitas coisas, mas em outros momentos causa problemas, como o distanciamento familiar e familiar escolar. Muitas vezes não sabemos utilizar os mecanismos, comentou o prefeito.
O gestor ainda ressaltou a importância do evento para a troca de experiências, destacando a figura do profissional da educação como positiva representação na sociedade em geral. De acordo com Gilson, a parceria entre a Prefeitura e todos os outros poderes e pastas devem estar sempre alinhados.
“Os profissionais da educação têm uma representatividade positiva no meio da sociedade. O encontro é voltado para a organização pedagógica, troca de experiência, aprendizado e oferecimento de ensino de qualidade. Estamos prontos para vir aqui e ouvir os professores e todos os profissionais da educação”, completou.
Mouracy Siqueira, secretário de Educação de Lagoa do Barro, também destacou a importância do evento para a pasta.
“O Encontro Pedagógico, sem dúvidas, é marca do início do ano letivo. Este ano a gente trouxe uma empresa para capacitar nossos profissionais de educação, onde foi abordado o tema “Aprender, entender como se aprende, para aprender como se ensina”. Trouxemos todos os nossos servidores, a fim de começarmos o ano bastante motivados, trocando ideias e conhecimento. Tenho certeza de que sairemos daqui com muita bagagem para enfrentar o ano letivo”, falou o secretário de Educação.
O EVENTO
No primeiro dia de evento, a manhã foi iniciada com a abertura oficial da Jornada Pedagógica e credenciamento, seguido da apresentação cultural e falas institucionais. Depois do lanche, o Professor Doutor, Damião Rocha, apresentou a conferência master, intitulada de ‘Sinergia Educativa: orquestrando a liderança colaborativa na escola’, com foco em todos os profissionais na educação e funcionários da instituição.
Durante a tarde, foram criados espaços para discussão de temas referentes ao processo educacional: o primeiro espaço envolveu a conversa sobre as metodologias ativas na perspectiva da inclusão, equidade e qualidade à luz da BNCC, com foco nos gestores, coordenadores e professores da educação infantil, anos iniciais e finais.
O espaço dois teve como tema harmonia escolar: cultivando competências socioemocionais e bem-estar na comunidade educativa, voltada para os profissionais da educação, secretários, merendeiras, zeladores, motoristas e monitores. Depois do lanche, as atividades formativas voltaram e os espaços retornaram para a discussão anterior, agora colocando em prática através das oficinas propostas.
AGENDA
A programação da Jornada Pedagógica seguirá durante a manhã e tarde desta sexta-feira (2). Confira a programação completa abaixo.
Manhã
Espaço 1: Harmonia Escolar: cultivando competências socioemocionais e bem-estar na comunidade educativa.
Público: professores do ensino fundamental, educação infantil, anos iniciais e finais.
Espaço 2: Gestão Colaborativa com foco em resultados: de diretores e coordenadores à líderes que engajam.
Público: Gestores e coordenadores.
Tarde
Depois das oficinas práticas de cada grupo, a tarde será reservada para a discussão do primeiro tema com os gestores e coordenadores, além de debate sobre Planejamento Interdisciplinar para uma Aprendizagem Significativa, voltada para os professores. As oficinas práticas seguirão o mesmo padrão.