24.8 C
Jacobina do Piauí
8 de junho de 2026
Cidades em Foco
GeralPiauí

Rios seguem acima do nível normal em Teresina, Barras, Esperantina e Luzilândia, alerta CPRM

Foto Renato Andrade

O nível do rio Parnaíba segue acima da cota normal em Teresina e Luzilândia, cenário semelhante ao dos os rios Marataoan e Longá em Barras e Esperantina, respectivamente. A situação foi alertada pelo boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) no começo da tarde deste domingo (26).

A previsão do CPRM é que o nível do rio Parnaíba sofra uma redução de 13 centímetros nas próximas horas, mas continue acima da cota de atenção na capital. Em Luzilândia, a estimativa do órgão é que a profundidade do afluente aumente cerca de cinco centímetros e permaneça dentro da cota de alerta.

Já em Esperantina, o prognóstico feito pelo órgão de monitoramento é de que o nível do rio Longá também sofra uma pequena variação dentro da cota de atenção. Em Barras, o rio Marataoan também deve sofrer uma leve redução em seu nível, mas ainda assim permanece na cota de alerta, a cerca de 17 centímetros da cota de inundação.

Estragos das chuvas

Nesta semana, as prefeituras de Piripiri, Pedro II, Milton Brandão e Domingos Mourão, localizadas no Norte do estado, suspenderam as aulas por conta dos estragos causados pelas fortes chuvas. A cheia de rios e riachos alagou e destruiu estradas e passagens molhadas destruídas das cidades.

A previsão de chuvas se mantém para 150 municípios piauienses. De acordo com o novo alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) neste domingo (26), as precipitações podem variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia com ventos intensos que podem alcançar os 60 km/h.

Com informações do CPRM

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais