34.3 C
Jacobina do Piauí
30 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

TCE determina que vereador do Piauí estude pelo menos 20 horas /aulas

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE) mandou um vereador de Itaueira, a 344 km de Teresina, voltar a estudar para aprender a administrar corretamente o dinheiro público. Conforme a decisão, o vereador e ex-presidente da Câmara Municipal Raimundo Felipe de Araújo, o Homim (PTB), terá que cumprir pelo menos 20 horas/aulas.

As aulas devem ser relacionadas às áreas de tributação, finanças, processo legislativo e administração pública. Ele terá o prazo de um ano, a partir do trânsito em julgado, para apresentar ao Tribunal a comprovação das aulas por meio de cursos, seminários e fóruns promovidos pela Escola de Gestão e Controle do TCE ou órgãos por ele autorizados.

E não para por aí: o certificado terá que ser enviado para o TCE, bem como o quadro-resumo com os eventos realizados. Se não for estudar para aperfeiçoar os conhecimentos em gestão pública, o vereador terá que pagar uma multa de 200 UFRs-PI, algo equivalente a R$ 640. O relator do processo foi o conselheiro substituto Delano Câmara.

Vereador Homim foi presidente da Câmara do município de Itaueira (Foto: Divulgação)

O motivo da pena é que Homim, quando foi presidente da Câmara de Itaueira no biênio 2013/2014, deixou de enviar documentos exigidos pelo tribunal e ainda por impropriedades encontradas na análise dos subsídios dos vereadores. As contas foram aprovadas, mas com ressalvas. A publicação da decisão foi feita no Diário Oficial do TCE esta semana. Homim possui o ensino médio completo.

RUMO À SALA DE AULA
Procurado pelo Política Dinâmica, o vereador Homim disse que ainda não foi notificado e demonstrou curiosidade com o teor da decisão. Informado sobre o conteúdo pela reportagem, ele afirmou que vai estudar ao invés de pagar a multa. “A gente que está no meio da política tem que estudar. Então eu vou frequentar essas aulas”, resumiu.

Política Dinâmica

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais