23.3 C
Jacobina do Piauí
30 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Produtores iniciam comercialização de caprinos e ovinos em feira livre de Jacobina do Piauí

A Prefeitura Municipal de Jacobina do Piauí realizou, na tarde deste sábado (30), a primeira feira livre de caprinos e ovinos do município, cujo objetivo é fomentar a economia da cidade e beneficiar os produtores com diminuição de custos.

Jacobina do Piauí é o município com maior produção de ovinos do Estado. Contudo, até então, os produtores viajavam com os animais para outras cidades a fim de comercializarem seus produtos. A feira vem com a proposta de fazer com que as pessoas agora se dirijam ao município para realizarem suas compras.

O prefeito municipal de Jacobina, Gederlânio Oliveira, explicou de que maneira a administração interviu para realização da feira.

“A gestão entrou com a construção dos currais, juntamente com os criadores e a associação Ascobina. Alguns produtores nos procuraram e solicitaram esses currais para que a gente pudesse estar realizando a comercialização dos animais na feira livre do município aos sábados. E graças a Deus deu muito certo. Os criadores entenderam a proposta dessa feira livre semanal e acredito que, para ser a primeira, está muito boa. Vamos melhorá-la e a nossa feira só tende a crescer. A gestão estará sempre apoiando o crescimento dela para que seja sempre grande referência em nossa região”, declarou GD.

O secretário municipal de Agricultura, Edicácio Rodrigues, destacou o potencial que o município possui para desenvolver a maior feira de caprinos e ovinos da região, sempre na busca de melhorar a qualidade dos animais que serão comercializados.

“Jacobina tem um potencial enorme na criação de caprinos e ovinos. Não é à toa que a gente tem o maior rebanho de ovinos do PI. Um gargalo que se intensificou aqui foi a questão da comercialização, e hoje considero um marco de mudança e resolução com essa comercialização. A partir do momento que a gente tem uma feira livre no município, a gente possibilita que além de criar animais de qualidade, vai ser possível a comercialização do mesmo aqui, podendo fechar o ciclo produtivo e melhorando a renda dos produtores, de forma que pessoas de fora virão pra Jacobina comprar animais e, a partir daí, se tornar cada vez mais conhecida a criação, aumentando o desenvolvimento”, falou.

Francismar Silva, presidente da Cooperativa Agropecuária dos Produtores Rurais do Semiárido Piauiense – Coapi, destacou a diminuição de custos que os produtores terão com a feira em Jacobina.

“Para o município, essa feira é ótima para que a economia do município gire dentro dela. A gente vê muitos produtores de Jacobina vendendo em Paulistana. Lá, 60% do criatório é de Jacobina. Então, essa feira aqui é importante porque no sábado o comércio local terá mais proveito, além de que ficará mais viável para que o produtor que vem do interior tenha menos custos”, pontuou

Mageano Campos, presidente da Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos de Jacobina – Ascobina, afirmou ter sido positiva a primeira feira livre de animais do animal.

“A feira foi maravilhosa, pois superou as expectativas. Foi comercializado mais de 90% dos animais na feira, e ela só tende a crescer no município e alavancar ainda mais a ovino caprinocultura em nossa região. Muitos produtores trouxeram seus animais e isso vai gerar renda em nosso município, porque o que é daqui vai ser vendido aqui. Essa feira poderá mostrar também o potencial que temos nos animais de nosso município, assim como sua qualidade”, frisou.

Já o produtor rural Osmar Carvalho, parabenizou aos produtores e comerciantes pela conquista da feira de animais em Jacobina do Piauí.

“Para nos essa feira é muito importante porque antes dessa feira a gente tinha que se deslocar para outras cidades, e agora podemos vender nossos produtos aqui mesmo. Estamos de parabéns por essa conquista”, disse.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais