23.3 C
Jacobina do Piauí
30 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoSaúde

Piauí solicita ao Ministério da Saúde envio de antivirais para tratar Influenza

Florentino Neto / Foto: Sesapi

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) solicitou ao Ministério da Saúde o envio de mais antivirais para o tratamento de pacientes com Influenza. Desde o fim do ano, a busca por atendimento de casos de síndromes gripais tem crescido consideravelmente e, assim como em outros estados, o Piauí tem registrado baixa no estoque de medicamentos. Até o momento, o estado contabiliza 69 casos positivos de H3N2 ( uma variante do vírus Influenza A) , conhecida como a nova gripe, e uma morte pela doença.

“Recebemos nesta quarta-feira (05) uma resposta do Ministério que, próxima semana, podemos estar recebendo mais medicação. Logo esses remédios cheguem aqui no estado, estaremos trabalhando para envia-los até as nossas unidades hospitalares”, destaca Florentino Neto, secretário de Saúde do Piauí.

De acordo com a Sesapi foi emitido um alerta aos secretários municipais de saúde sobre as condutas de atendimento da população e está sendo garantida a entrega de medicamentos para as unidades hospitalares, bem como a capacitação  de profissionais para um melhor atendimento.

Florentino Neto acrescenta que o preparo das unidades hospitalares respeita as orientações do Ministério da Saúde para o uso de medicamentos.

“Seguimos um protocolo de uso desses medicamentos que já foi instituído pelo Ministério da Saúde em campanhas anteriores de enfrentamento à Influenza. Esse protocolo foi repassado para todos os nossos municípios e garante mais qualidade no atendimento da população nesse momento”, diz o secretário.

Herlon Guimarães, superintendente de atenção primária a saúde e municípios da Sesapi, destaca que o aumento de casos têm relação com o período chuvoso e é importante, além de um fortalecimento da rede de saúde, que a população também coopere para reduzir os riscos de infecção.

“Manter a prevenção que já aprendemos durante a Covid-19 é uma forma de reduzir os casos de infecção. Utilização de máscaras, lavagem das mãos, evitar aglomerações, são medidas que também nos ajudam a controlar a influenza”, aponta o superintendente.


Com informações Sesapi

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais