18 de março de 2025
Cidades em Foco
DestaqueEducaçãoGeralInternacional

2ª edição do Seduckathon vai promover intercâmbio de estudantes piauienses a seis países

Foto: Seduc

A segunda edição do Seduckathon, que foi lançada nesta quarta-feira (19), vai promover um intercâmbio educacional que estimula o empreendedorismo, a tecnologia e a inovação entre os estudantes da Rede Estadual de Ensino para seis países. A nova edição amplia as oportunidades para os estudantes Seduc, com um aumento significativo no número de vagas.

Os estudantes vencedores terão a chance de embarcar para intercâmbios educacionais em seis países: Estados Unidos, Portugal, China, Coreia do Sul, Singapura e Alemanha, reforçando o compromisso do Estado com a qualificação e a internacionalização da educação pública.

O lançamento aconteceu durante o evento Seduckathon Connect. O evento reuniu empresários e investidores com estudantes que participaram dos intercâmbios nos Estados Unidos e Coreia do Sul, em 2024. Realizado no Hotel Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina, o evento visa conectar os estudantes a oportunidades de negócio.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforça o compromisso de transformar projetos estudantis em startups.

“Este é o momento pós-intercâmbio para integrar os estudantes Seduc cada vez mais ao mundo do trabalho. Eles passaram por capacitações voltadas para rodadas de negócios, apresentação de pitches e se conectarão com investidores. Queremos que ideias como essas virem soluções reais para a educação”, destacou.

Foto: Seduc

Dez equipes formadas por estudantes da rede estadual apresentam projetos desenvolvidos durante o Seduckathon 2024, programa que incluiu intercâmbio educacional e mentorias. Na agenda do primeiro dia, os estudantes receberam mentoria coletiva sobre entrevistas de emprego e comunicação. Nas rodadas de negócios, eles apresentam projetos em ilhas temáticas para investidores.

Entre as iniciativas está o Edula, plataforma de personalização de estudos idealizada pela equipe da estudante Emilly Dias Silveira, do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Paulo Freire, de Guaribas. “Aprendemos a estruturar pitches e estratégias comerciais. Estou confiante para apresentar nosso projeto e conquistar investidores”, disse a jovem, que participou de intercâmbio nos Estados Unidos.

O Seduckathon Connect traz em sua programação a realização de palestras e exposições sobre carreira na área de tecnologia e Inteligência Artificial, contemplando estudantes matriculados nos cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas de escolas que acompanham o evento.

Cristiano Vargas, da Investe Piauí, ressaltou a importância de capacitar jovens para atrair investimentos. “A Seduc prepara as gerações que vão potencializar a atração de investimentos para o nosso estado. Eventos como este mostram a capacidade desses estudantes para inovar”, disse.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais