Os vereadores da Câmara Municipal de Lagoa do Barro do Piauí, reuniram-se, na noite da última quarta-feira (21), para mais uma sessão ordinária. A reunião na Casa Legislativa foi utilizada para a discussão de projetos de lei, sendo uma das pautas a Lei de Diretrizes Orçamentária para o exercício de 2024.
Iniciando a sessão, o presidente da Casa, vereador Daniel Silva, cumprimentou todos os presentes e, em seguida, solicitou um minuto de silêncio em memória de munícipes que faleceram no mês de junho. Na sequência, a ausência do vice-presidente, vereador José Neto, foi registrada e justificada por motivos de forças maiores.
No momento da socialização, o Secretário Geral realizou a leitura da ata da sessão anterior e dos projetos para discussão e votação em plenário. Dentre as matérias, os vereadores abordaram as seguintes no expediente:
- PARECER 001/2023, de relatoria do vereador Cleto Coelho, enviado à Comissão de Educação, Saúde e Direitos Humanos para verificação de constitucionalidade. A pauta em questão teve como ementa a autorização do chefe do Poder Executivo a proceder a abertura de um Crédito Adicional Especial, no valor de R$: 250,579,29 no Orçamento Geral do Município. Status: Aprovado;
- PARECER 002/2023, de relatoria do vereador Adriano Reis, enviado para comissão interna da casa, Comissão de Justiça, Obras e Orçamento. No parecer, foi solicitado o estabelecimento de normas para a outorga de concessão de direito real de uso remunerado dos quiosques da praça. Status: Aprovado;
- Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária para o exercício de 2024. Status: Enviado para comissão interna da casa.
O vereador Gilmar Ribeiro contribuiu durante a sessão cobrando providencias do Poder Executivo para a disponibilidade de coveiro e materiais de abertura de covas no município, relatando uma situação que, em um momento de perca de um ente querido, as famílias têm enfrentado transtornos com a falta de mão de obras para a abertura de novas covas e, muitas vezes, precisarem realizar o serviço. O vereador ainda cobrou a manutenção em estradas vicinais do município, que estão em uma situação ruim.
Por Alaecio Costa/ Cidades em Foco