24.8 C
Jacobina do Piauí
9 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

UPA de Teresina fica lotada com casos de síndromes gripais e pacientes esperam no chão por atendimento

Pacientes esperam no chão por atendimento em UPA de Teresina — Foto: Anielle Brandão/TV Clube

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Promorar, Zona Sul de Teresina, ficou lotada na tarde desta terça-feira (28) com casos de síndromes gripais. Alguns pacientes tiveram que esperar no chão pelo atendimento.

O mecânico Egídio Bezerra aguardava atendimento para a esposa desde 7h. Por volta das 15h, a paciente ainda não tinha sido atendida.

“Um sofrimento que não tem quem aguente. São muitos pacientes e poucos médicos. Todo mundo ali dentro com sintomas gripais”, contou.

Nos corredores da unidade, mais pacientes aguardavam em pé pelo atendimento. O aposentado Geraldo veio transferido do Hospital do Parque Piauí para a UPA, mesmo assim teve que esperar.

“Essa longa espera por atendimento é um descaso com a população. Olha que o meu pai foi classificado como prioridade”, disse o Clésio.

UPA do Promorar lotada com casos de síndromes gripais — Foto: Anielle Brandão/TV Clube

UPA do Promorar lotada com casos de síndromes gripais — Foto: Anielle Brandão/TV Clube

g1 procurou a Fundação Municipal de Saúde (FMS) para saber quais providências estão sendo adotadas para resolver o problema da lotação na UPA do Promorar. Em nota, a FMS informou que o aumento de síndromes gripais é comum com início das chuvas.

“A orientação da FMS é manter os cuidados de prevenção, uso de máscara, higiene das mãos e uso do álcool em gel. Com o aparecimento de sintomas procurar as UBS gripais”, disse a Fundação.

Pacientes aguardam atendimento na UPA do Promorar — Foto: Anielle Brandão/TV Clube

Pacientes aguardam atendimento na UPA do Promorar — Foto: Anielle Brandão/TV Clube

Nesta quarta-feira (29), também foramregistrada longas filas, com pessoas esperança na calçada da UPA do Renascença, na Zona Sudeste de Teresina, para receber atendimento.

UBS para síndromes gripais

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que a cidade de Teresina possui quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Hospital do bairro Monte Castelo, na Zona Sul, para o atendimento exclusivo de casos de síndromes gripais.

Esses atendimentos nas UBS são todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, das 7h às 19h. No Hospital do Monte Castelo o atendimento é todos os dias 24 horas.

Na Zona Norte, o atendimento é feito na UBS Real Copagre; na Zona Leste, as pessoas podem procurar atendimento na UBS Planalto Uruguai; na Zona Sudeste o atendimento é feito na UBS Gurupi e na Zona Sul o atendimento é na UBS Parque Piauí, além do Hospital Monte Castelo que atende urgências e internação.

Leitos Covid lotados

De acordo com o painel Epidemiológico da Covid-19 no Piauí, que concentra as informações sobre a doença no estado, apenas dois hospitais públicos ainda estão recebendo pacientes para internação de Covid-19 e um deles estava com os leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) lotados.

O Hospital do Monte Castelo, dos 12 leitos clínicos nove estão ocupados e das 10 UTIs, todas estão ocupados. O outro hospital é o Doenças Tropicais Natan Portella que tem 11 leitos clínicos e dois estavam ocupados e dos 20 de UTI, 13 tinham pacientes. Os dados foram atualizados no último dia 20 de dezembro.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais