21.7 C
Jacobina do Piauí
19 de junho de 2025
Cidades em Foco
DestaqueEducaçãoGeralNordeste em FocoPiauí

UFPI abrirá seleção para o primeiro Mestrado em Economia do Piauí

Foto: Site UFPI

O Piauí terá seu primeiro curso de Mestrado Acadêmico em Economia. Isso porque a UFPI (Universidade Federal do Piauí) aprovou, em um feito inédito, a primeira pós-graduação em stricto sensu na área da Economia em nível de mestrado. Com a criação do mestrado, o Piauí poderá expandir o estudo na Economia para um patamar de maior produção científica.

Para o Mestrado Acadêmico em Economia, a UFPI ofertará 11 vagas. As atividades do programa estão previstas para iniciar já no primeiro semestre letivo de 2025.

A pró-reitora de Ensino e Pós-Graduação da UFPI, Regilda Moreira, explica que o que motivou a abertura do Mestrado em Economia foi a demanda por profissionais da área com esse nível de qualificação e com potencial para realização de pesquisas de impacto na sociedade.

“Não possuímos nenhuma pós-graduação em Economia em 40 anos de curso na UFPI, então é uma conquista importante, um marco para a área e para a nossa universidade. Os profissionais da Economia no Piauí se limitavam ao conhecimento técnico, em detrimento da pesquisa. Com esse programa, iremos resolver essa lacuna e atender a diversas demandas em nosso Estado nessa área”, pontuou Regilda.

Processo seletivo

O edital para seleção dos alunos que formarão a primeira turma do Mestrado em Economia do Piauí foi autorizado neste mês de julho pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia e aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES). O processo seletivo terá início a partir do segundo semestre, ainda sem uma data definida.

Para o coordenador da proposta do Mestrado em Economia, professor Juliano Vargas, o mestrado acadêmico garantirá a qualificação profissional de economistas graduado tanto para o serviço público quanto para o serviço privado.

“Importante ressaltar que o Mestrado em Economia da UFPI terá enfoque integrativo e complementar à graduação em Ciências Econômicas, com foco na formação em economia regional e avaliação de políticas públicas, bem como em conhecimentos de métodos aplicados à realidade regional, o que certamente impactará positivamente o desenvolvimento do Piauí”, destacou o professor.

Linhas de pesquisa

No Mestrado Acadêmico em Economia serão desenvolvidas pesquisas em duas linhas principais: Economia Aplicada ao Desenvolvimento Econômico (EADes) e Desenvolvimento Socioeconômico (DSEco). Na primeira serão realizados estudos sobre teorias, métodos e análises do desenvolvimento e avaliação de políticas públicas nas dinâmicas regionais. A segunda tratará do desenvolvimento com foco na inclusão e sustentabilidade, tanto em níveos teóricos quanto práticos.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais