23.9 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacionalPolítica

Treze juízes disputarão quatro vagas de desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí

Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) — Foto: Divulgação /TJ-PI

Está marcada para a próxima segunda-feira, 1º de abril, uma sessão no Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) para a escolha de quatro novos desembargadores para compor a Corte da justiça piauiense. Ao O Dia, o presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida, afirmou que treze juízes de várias localidades do Piauí estão na disputa para assumir o pretenso cargo.

De acordo com desembargador, o processo se dá em razão da aposentadoria de quatro magistrados e, dessa forma, a Justiça do Piauí deverá escolher os novos nomes para ocupar os cargos ociosos.

O processo já está concluído e por esta razão é que foi colocado para a segunda-feira onde serão promovidos quatro desembargadores: dois serão promovidos pelo critério de merecimento e outros dois pelos critérios de antiguidade. Me parece que uns dez juízes estão inscritos

Desembargador Hilo de AlmeidaPresidente do TJ-PI

O processo de escolha de desembargadores segue uma série de critérios e etapas definidos pela legislação. Essa seleção visa garantir que os desembargadores tenham o conhecimento técnico e a integridade necessários para desempenhar suas funções de forma imparcial e eficaz, garantindo assim a qualidade e a legitimidade das decisões judiciais.

“A lei prevê que somente aqueles que figuram no quinto, ou seja, na quinta parte, é que tenham legitimidade para concorrer ao cargo”, ressaltou Hilo de Almeida.

Votação e inscritos

A votação da próxima segunda-feira (1º), que deverá ser aberta, deve contar com a participação de pelo menos 20 desembargadores. Cada desembargador poderá votar, na vaga de merecimento, em três candidatos inscritos para o cargo disputado.

Segundo informações da assessoria de comunicação ao O Dia, são quatro editais com os nomes dos inscritos para concorrer as vagas de desembargador, sendo dois de merecimentos e dois de antiguidade. Para cada edital, há critérios específicos de seleção, como, por exemplo, a não autorização de nomes para disputar uma mesma vaga em editais diferentes.

Ao todo, treze juízes concorrem a uma das quatro vagas de desembargadores existentes. Sendo eles: Maria do Rosário de Fátima Martins Leite Dias – juíza de Piripiri; Antônio Reis de Jesus Nollêto; Antônio Lopes de Oliveira; Maria do Socorro Lima de Matos e Silva; Antônio Soares dos Santos; Dioclécio Sousa da Silva; Maria Luiza de Moura Mello e Freitas; Elvira Maria Osório Pitombeira Meneses Carvalho; Paulo Roberto de Araújo Barros; José Vidal de Freitas Filho; Lucicleide Pereira Belo; Maria Célia Lima Lúcio; e Teófilo Rodrigues Ferreira.

Aposentadorias no TJ-PI

As vagas ociosas da Corte piauiense são dos magistrados que deixaram o Poder Judiciário em 2023. Dentre os nomes, estão os dos magistrados Eufrásio Alves Filho e Eulália Maria Ribeiro Gonçalves Nascimento Pinheiros, ambos tiveram sua saída por merecimento; e Edvaldo Moura e José Ribamar Oliveira, por antiguidade na Corte da justiça piauiense.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais