28.4 C
Jacobina do Piauí
12 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacionalPolítica

TRE-PI suspende repasse do fundo partidário para o PCO e o Cidadania

Foto: Reprodução

Os partidos da Causa Operária (PCO) e Cidadania tiveram o repasse de recursos do Fundo Partidário suspenso. A decisão foi tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), e vale até que as siglas regularizem a prestação de contas dos diretórios estaduais, referente ao exercício financeiro de 2022.

O Tribunal aplicou, ainda, ao Partido Cidadania a sanção de devolução ao Tesouro Nacional a quantia e R$ 95.000,00 recebida do Fundo Partidário, sem a devida declaração junto à Justiça Eleitoral.

Conforme parecer técnico do Núcleo de Assistência e Apoio às Prestações de Contas do TRE-PI (NAAPC), os Diretórios Estaduais dos Partidos não apresentaram a documentação mínima obrigatória que possibilitassem a análise da origem e movimentação financeira dos recursos, em especial do fundo partidário descumprindo assim, as regras contidas na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.604/2019 e da Lei dos Partidos Políticos.

Segundo o TRE-PI, mesmo tendo sido notificados pela Justiça Eleitoral, os dirigentes responsáveis pelos Diretórios Estaduais do PCO e Cidadania não apresentaram justificativa quanto a obrigação de sanar as irregularidades apontadas e prestar as respectivas contas referentes ao exercício financeiro de 2022.

A sessão foi dirigida pelo presidente do TRE-PI, Desembargador Erivan Lopes e os relatores dos processos foram os juízes: Charlles Max Pessoa Marques da Rocha e Guilardo Cesá Medeiros Graça, respectivamente.

Com informações do TRE-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais