25.7 C
Jacobina do Piauí
15 de janeiro de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeralPicos

TRE-PI inicia diplomações de prefeitos, vices e vereadores eleitos; veja datas nas maiores cidades

Foto: Arquivo pessoal

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) já deu início à diplomação dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos no pleito de outubro de 2024 e que tomarão posse a partir de janeiro de 2025. A diplomação marca o fim do processo eleitoral e atesta que o eleito pode tomar posse em 1º de janeiro.

A primeira diplomação aconteceu na cidade de Cocal, que fica a cerca de 270 km de Teresina, na última sexta-feira (29). A diplomação foi no auditório do Fórum da cidade. Foram diplomados o prefeito eleito, Dr. Cristiano Britto (Republicanos), a vice-prefeita eleita, Dra. Adriana Luiza (Republicanos) e os 11 vereadores, além de seus suplentes.

Foto: Arquivo Pessoal

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.

A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. No caso de eleições presidenciais, é o TSE que faz a diplomação. Para os eleitos ou as eleitas aos demais cargos federais, estaduais e distritais, assim como para os suplentes, a entrega do diploma fica a cargo dos TREs. Já nas eleições municipais, a competência é das juntas eleitorais.

Os cartórios eleitorais do Piauí têm até o dia 19 de dezembro para procederem a diplomação dos eleitos. Os eleitos tomarão posse em 1º de janeiro de 2025 para seus cargos no executivo e legislativo municipais.

Em Teresina, a data da diplomação do prefeito eleito Sílvio Mendes (União Brasil) e do seu vice Jeová Alencar (Republicanos) já foi definida: será no dia 18 de dezembro de 2024 no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI). Além deles, serão diplomados os vereadores eleitos e os suplentes.

Em Parnaíba, segundo colégio eleitoral do Piauí, ficou marcado para o dia 19 de dezembro, a data limite, a diplomação do prefeito eleito Francisco Emanuel (Progressistas) e do vice Darlan Barros, além de 19 vereadores e seus suplentes. A solenidade será pela manhã no auditório do Fórum Desembargador Salmon Lustosa.

Já na cidade de Picos, que é o terceiro colégio eleitoral do estado, a diplomação do prefeito eleito Pablo Santos (MDB) e da vice Xandu Néri (PSB) juntamente com vereadores eleitos e suplentes está marcada para o dia 11 de dezembro.

Em Piripiri, a diplomação da prefeita reeleita Jôve Oliveira (PT), do vice Hilton Martins (PT), e dos 15 vereadores eleitos juntamente com seus suplentes será no dia 17 de dezembro. No quinto maior colégio eleitoral, Floriano, a Justiça Eleitoral ainda não divulgou a data da diplomação.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais