29.4 C
Jacobina do Piauí
13 de janeiro de 2025
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPolítica

TRE-PI aguardará conclusão da PF para decidir sobre vereador eleito de Bocaina investigado por fraudes eleitorais

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), informou nesta quinta-feira (5) que a instituição aguardará a conclusão do inquérito da Polícia Federal (PF) para decidir sobre a denúncia contra um vereador eleito de Bocaina, a 325 km de Teresina, investigado por fraudes na transferência de domicílios eleitorais. O político foi um dos alvos de uma operação que apura irregularidades no município e em outras cidades do Piauí.

“Vamos aguardar a conclusão do inquérito policial. Se for comprovado, ele será denunciado e processado criminalmente. Trata-se de um crime eleitoral grave, e caberá ao juiz eleitoral decidir sobre a culpabilidade ou não desse candidato”, destacou o desembargador.

O caso foi identificado pelo próprio TRE-PI, que solicitou a investigação após detectar a transferência irregular de domicílio eleitoral de eleitores. A maioria dessas transferências foi indeferida, e um servidor terceirizado do cartório eleitoral da 28ª Zona Eleitoral, suspeito de operar o esquema, foi afastado. A juíza Nilcimar Rodrigues, da 28ª Zona Eleitoral de Picos, foi a responsável por denunciar as irregularidades.

“Detectamos a situação ilegal, indeferimos a maioria das transferências e solicitamos a investigação. O servidor foi afastado imediatamente, e as investigações se estendem a outros municípios, como São Luís, Santo Antônio de Lisboa e Caracol”, afirmou Sebastião Martins.

Sebastião Martins esclareceu que, enquanto o inquérito estiver em andamento, os candidatos eleitos sob investigação poderão ser diplomados, a menos que um recurso judicial impeça.

“Estamos na fase do inquérito policial. Ainda não há processo criminal. Se nenhum recurso específico for apresentado, o candidato será diplomado. Posteriormente, se confirmada a participação em irregularidades, ele será processado criminalmente”, finalizou.

Entenda mais

Foto: Reprodução/Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) realizou na manhã de ontem (4) a Operação Sinais, com o objetivo de combater fraudes na transferência de domicílio eleitoral praticadas nas eleições municipais de 2024. A ação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de Bocaina e Picos, com ordens judiciais expedidas pelo IV Juízo das Garantias, sediado em Picos.

A investigação revelou que um funcionário terceirizado do cartório eleitoral da 28ª Zona Eleitoral, em associação com pessoas ligadas a um partido político, um advogado e um candidato a vereador, teria organizado a transferência fraudulenta de domicílio eleitoral de 73 eleitores para o município de Bocaina. A cidade possui cerca de seis mil eleitores aptos a votar no pleito deste ano.

Além de Bocaina, foram identificadas irregularidades em outros municípios pertencentes à 28ª Zona Eleitoral e mais candidatos eleitos estão sendo investigados. A PF apurou solicitações suspeitas de transferência de domicílio eleitoral em:

  • Francisco Santos: 78 casos;
  • Monsenhor Hipólito: 101 casos;
  • São Luís do Piauí: 186 casos;
  • São João da Canabrava: 76 casos.

Os envolvidos, incluindo eleitores, poderão responder pelos crimes de alistamento fraudulento, falsidade ideológica para fins eleitorais, inserção de dados falsos em sistema de informação e associação criminosa.

Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais