21.5 C
Jacobina do Piauí
1 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

“Trabalhar para manter vivo o seu legado”, diz filho de Fernando Monteiro

O suplente de vereador, Marcos Monteiro, filho do deputado estadual Fernando Monteiro, garantiu que a família vai trabalhar para manter viva a história deixada pelo parlamentar.

“O legado dele vai existir, a história continua, o trabalho continua. Ele nos  ensinou a ajudar as pessoas, a cidade, o estado. Vamos trabalhar para manter vivo na família e nos amigos o seu legado”, disse Marcos Monteiro, que estava no aeroporto de São Paulo retornando a Teresina.

Fernando Monteiro, do PRTB, morreu na madrugada desta quinta-feira (26), vítima de câncer no fígado, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. 

Marcos contou que no hospital o pai sempre era positivo e acreditava que iria fazer o transplante e voltar a trabalhar.

“Em nenhum momento ele pensou que não iria dar certo. Ele sempre era positivo, que iria fazer o transplante, que iria voltar a trabalhar, continuar na política e ajudar as pessoas”, disse o filho de Fernando Monteiro.

O corpo chegará em Teresina nesta sexta-feira (27) por volta das 6h da manhã. O velório será na Assembleia Legislativa e o sepultamento a partir das 17h30 no cemitério São José.

Incentivador do carnaval

Fundador da escola de samba Ziriguidum em março de 1978, o deputado deixa um legado no carnaval de Teresina. “Trouxe uma grande contribuição ao carnaval. Sempre tratando os enredos da Ziriguidum com ensinamentos, como uma problemática qualquer do nosso dia a dia”, disse o ex-vereador e sobrinho, Carlos Filho.

O carnavalesco Pereira Falazar conta como foi parar na “azul e branco” de Fernando Monteiro. “A gente fazia a Skindô com Ostiano Machado e ele perdeu 4 anos seguidos e mandou me chamar. Perguntou quanto eu ganhava, fez uma proposta e levou a gente para a Ziriguidum. No ano seguinte o Ostiano desistiu e eu fiquei sozinho”, lembra.

O último desfile campeão da escola aconteceu em 2016. “O Fernando gostava de trazer muito as cidades do interior para desfilar em Teresina”, destaca o compositor Franci Monte.

Em 2020, caso a escola voltasse a desfilar no carnaval de Teresina, a Ziriguidum iria homenagear seu presidente. O jornalista e compositor Francisco Magalhães conta que, ao mostrar o samba para o deputado, ele brincou.
“Eu mostrei a letra para ele e ele fez uma brincadeira dizendo que a gente estava agourando ele”, afirmou.

Com vasta carreira também na política, amigos é o que não faltava ao lado de Monteiro, como o deputado federal Átila Lira. “Foi meu companheiro de toda a vida. Fizemos campanha juntos. Ele era um homem agradável. Ele era um homem da alegria”, disse.

O jornalista Tomaz Teixeira protagonizou grandes embates com Monteiro na Assembleia Legislativa. “Um homem leal, sincero, fiel a sua sigla partidária. Tivemos embates acirrados, mas que eram normais”, destacou.

Fonte:Flash Yala Sena / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais