22.4 C
Jacobina do Piauí
28 de fevereiro de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Teresina integra novas regras do Programa Nacional de Imunizações para vacina da covid

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Rebeca Lima (Com informações da FMS) 

Começam a valer a partir desta segunda-feira (29) em Teresina as novas regras do Programa Nacional de Imunizações (PNI) para a Covid-19. Dentre as mudanças, estão a incorporação do esquema na vacina de rotina infantil e a obrigatoriedade de novas doses de reforço apenas para grupos prioritários.

“Para o ano de 2024, o Ministério da Saúde estabeleceu algumas mudanças e, entre as principais, foi estabelecida a vacinação de rotina para Covid-19 para crianças de seis meses a menores de cinco anos. Além disso, foram estabelecidos alguns grupos prioritários para receber essa dose no ano de 2024 e nos anos subsequentes, e alguns grupos que recebem a dose duas vezes no ano, que são de seis e seis meses. Além disso, foi vista a não necessidade de dose de reforço para a população geral, que é a população que não se enquadra nos grupos prioritários, entre cinco e 59 anos de idade”, destacou a enfermeira do setor de vacinação da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Camila Bezerra.

De acordo com a nova orientação do Ministério da Saúde, a partir de agora, o imunizante passa a integrar o calendário de rotina de todas as crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), que receberão três doses.

O documento estabelece ainda os grupos que seguem recebendo reforços periódicos da vacina:

  • Pessoas com 60 anos ou mais,;
  • Imunocomprometidos;
  • Pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores;
  • Trabalhadores da saúde;
  • Gestantes e puérperas;
  • Indígenas;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Pessoas com comorbidades;
  • Pessoas em situação de rua;
  • Pessoas privadas de liberdade;
  • Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.

Para os idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, a recomendação é um reforço a cada seis meses. Já os demais grupos devem tomar uma dose anual.

A FMS informou que irá contemplar esses grupos de acordo com a disponibilidade de doses e capacidade logística. “No momento, estamos imunizando idosos, pessoas imunocomprometidas e, a partir de segunda-feira (29), os trabalhadores da saúde. À medida que recebermos novas doses, iremos ampliar para os demais grupos prioritários”, orienta a coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias.

Já o grupo de pessoas entre 5 e 59 anos que não estão nos grupos prioritários, pela nova orientação do PNI, não tem mais a recomendação de tomar novas doses de reforço rotineira

mente, sendo considerado imunizado com as duas doses do esquema primário.

“Até o ano passado, a população geral, os adultos recebiam doses de reforço, bem como as crianças também de cinco a 11 anos. Com essas novas regras do Ministério da Saúde, não existe mais essa necessidade de dose de reforço para essa população, visto que é uma população que não tem uma vulnerabilidade maior em relação à doença. Além disso, nós alcançamos boas coberturas vacinais para essa população”, reforçou Camila Bezerra.

Vacinação

A vacina contra a Covid-19 está disponível de segunda a sexta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Teresina Shopping. O horário de funcionamento do shopping é das 10h às 20h, e nas UBS, das 8h às 12h e das 13h às 17h. No momento da vacinação, é necessário apresentar o cartão de vacina, CPF ou cartão do SUS e um documento que comprove que a pessoa faz parte dos grupos prioritários.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais