Os suplentes de vereador em Teresina se reuniram nessa quarta-feira (22) para formalizar a criação de um grupo suprapartidário com foco em articulações políticas e apoio a futuras candidaturas. O coletivo, que já reúne representantes de pelo menos 30 suplentes, conta com membros dos partidos PSB, PDT, PSD, PT e Solidariedade.
O principal objetivo da iniciativa é debater e decidir, de forma conjunta, pautas políticas estratégicas de olho nas eleições de 2026. Segundo o presidente do diretório municipal do PSB em Teresina, Celso Henrique, a ideia é fortalecer a organização do grupo, que alcançou cerca de 50 mil votos na última eleição.
“É um grupo de suplentes, suprapartidários. Temos pessoas do PSB, PDT, PSD, PT e já me confirmaram também que o Solidariedade estará presente na outra reunião. O que queremos nesse momento? Queremos mostrar força e, acima de tudo, nós suplentes de Teresina mostrar que temos capacidade de organização, militância e acima de tudo que temos o poder de voto”, disse o presidente ao O Dia nesta quinta-feira (23).
Uma das metas prioritárias do grupo é estabelecer diálogo com os atuais pré-candidatos ao Senado Federal no Piauí, que já incluem nomes de peso como Ciro Nogueira (Progressistas), Júlio César (PSD) e Marcelo Castro (MDB). O objetivo é analisar as propostas de cada candidato e definir apoio estratégico.
“Senador geralmente fica uma coisa muito jogada, então nós queremos fazer a discussão com os três pré-candidatos apresentados para que a gente possa optar pelos dois, no caso, já que na próxima eleição serão duas vagas”, explicou Celso Henrique.
Fonte: O Dia