23.1 C
Jacobina do Piauí
2 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacionalPolítica

STF autoriza quebra de sigilos bancário e fiscal de André Janones

André Janones - Foto: Divulgação/ Câmara dos deputados

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a quebra de sigilos bancário e fiscal do deputado André Janones (Avante-MG) e de parte dos assessores que trabalham para ele na Câmara dos Deputados.

A medida foi definida nesta terça-feira (20) e atende a um pedido da Polícia Federal (PF), que investiga um possível desvio de salários de servidores do gabinete de Janones. A suspeita é de que funcionários devolviam parte dos salários que recebiam, situação conhecida como “rachadinha”.

Com a medida, registros bancários e de transferências poderão ser acessados pelos investigadores.

No inquérito, a PF afirma haver indícios de corrupção e justifica a necessidade de acesso aos documentos com base em evidências de que a equipe de assessores apresentou relatos diferentes nos depoimentos.

O caso veio à tona após divulgação de um áudio do parlamentar, que cobrava o repasse de salários dos assessores em 2016.

O SBT News entrou em contato com a assessoria da Janones para consultar se há algum posicionamento sobre a decisão, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.

À época em que o pedido da PF chegou ao Supremo, em 30 de janeiro, o deputado afirmou que o movimento causa “estranheza” por ter colocado as informações disponíveis desde o início da investigação, mas que não chegou a ser ouvido. “Sigo absolutamente confiante que serei absolvido”, disse.

Fonte: Sbt News

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais