34.8 C
Jacobina do Piauí
27 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralSão Francisco de Assis

Setembro Amarelo: profissionais de São Francisco de Assis realizam ações de valorização à vida; veja fotos

Fotos: Reprodução

A Prefeitura Municipal de São Francisco de Assis, através das Secretarias de Assistência Social, Finanças, Saúde e Educação, realizou, na última sexta-feira (23), uma palestra voltado para conscientização e valorização da vida com a campanha do Setembro Amarelo, a última após uma série de ações alusivas na cidade.

O Dia ‘D’ começou com uma concentração na UBS da cidade. Depois, deram sequência em caminhada e pedalada pela vida, até a quadra central onde foi feita a palestra, com preleção da Doutora Psicóloga Brenda Castro e Psicóloga Tamires Oliveira.

Marcaram presença no evento o prefeito, Josimar Oliveira, e seu vice, Andrelino Filho. Além deles, estiveram os vereadores, secretários e psicólogas.

O dia não foi isolado para os profissionais de São Francisco de Assis. Durante todo o mês, as pastas se reuniram para realizar palestras educativas voltadas para desmistificar o tema e derrubar o tabu que ainda existe sobre ele. As apresentações foram feitas nas escolas, com a psicóloga da educação, Isadora, e toda equipe de professores e diretores, bem como no CRAS, com a psicóloga Alla nani e assistente social Altaise.

Além de exposições, também foi promovido no CRAS encontros com as crianças do Serviço de Convivência e com o grupo de idosos ‘Viver Melhor’, onde foi abordado mais uma vez a temática da campanha mensal, dessa vez usando a linguagem de nichos para atingir melhor cada faixa etária.

Os profissionais da saúde do município, como a enfermeira Zelma e a Doutora Gricelia realizaram encontros, na UBS Mulungu, para aproximar o debate das famílias moradoras da região e incentivar o conhecimento mais amplo de um tema que, ainda hoje, é pouco debatido.

A Secretaria de finanças e primeira dama, Nayana Torres, ofertou para as mulheres da Cidade um mês de aula de Ritbox, um treino ritmado, considerando que a atividade física ajuda no controle da ansiedade e depressão. Segundo Nayana, a cidade estará sempre trabalhando com políticas públicas e com o setembro amarelo não seria diferente. A ideia é  criar um canal de apoio para que ‘as pessoas sintam-se apoiadas, percebam que não estão sozinhas e que existem caminhos para lidar com o seu sofrimento’.

“O Setembro Amarelo é um tema de grande importância e relevância social, principalmente nessa pós-pandemia. Embora o suicídio seja um assunto delicado, ele não pode se tornar um tabu. É preciso falar e acolher para conseguir a prevenção. Apesar de ser um problema de saúde pública, ainda não é tratado como tal. Dessa forma faz-se necessário desenvolvermos ações voltadas para essa temática, disponibilizarmos canais de comunicação e informação”, destacou.

A secretária de Assistência Social, Ana Paula, finalizou agradecendo a todos os presentes e pelo apoio da gestão municipal na realização de todas as medidas feitas na campanha.

“Esse mês estamos trabalhando a campanha do Setembro Amarelo, mês da conscientização pela valorização da vida. Quero agradecer a todos os envolvidos e secretários, que fizeram parcerias, ao prefeito por nos apoiar na realização dos eventos e toda equipe CRAS, CREAS e Criança Feliz. Muito obrigada a todos”, concluiu.

Confira fotos 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais