23 de junho de 2026
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPaquetá do Piauí

Sesapi inicia capacitação nos municípios para elaboração de planos de contingência contra desastres naturais no Piauí

Foto: Luís Fontenele/Sesapi

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) iniciou, nesta terça-feira (23), uma oficina com as equipes das Regionais de Saúde e dos municípios sobre o Programa Vigidesastres. O evento, realizado na Superintendência Estadual do Ministério da Saúde, em Teresina, visa auxiliar as gestões municipais na elaboração dos seus Planos de Contingência na Preparação, Prevenção e Resposta aos Riscos de Saúde e Desastres.

“Essa capacitação vai colaborar na preparação de respostas aos eventos de emergência de saúde pública relacionados a questões ambientais, que trazem consequências à saúde humana. Serão três dias de muito aprendizado, de compartilhamento de metodologias para a construção de plano de contingência voltado à prevenção”, explicou Antônio Carlos, técnico da vigilância ambiental da Sesapi e responsável pelo Programa Vigidesastres no estado.

Foto: Luís Fontenele/Sesapi

A iniciativa integra as ações do Programa Nacional de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres, do Ministério da Saúde. O Programa Vigidesastres estabelece diretrizes para a estruturação da vigilância em saúde nos territórios afetados por desastres, promovendo a preparação dos estados e municípios para atuar em situações de emergência em saúde pública.

“É um programa voltado à organização dos estados e municípios diante de situações de desastres naturais que podem acontecer. Vai desde alterações no período de chuva até alterações no período de estiagem. A ideia é que todas as populações tenham algum tipo de serviço de combate a possíveis doenças causadas por alterações ambientais decorrentes dos desastres naturais”, pontua Marylane Viana, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesapi.

Foto: Luís Fontenele/Sesapi

Durante as atividades, profissionais e gestores da saúde discutirão estratégias voltadas à gestão de riscos, elaboração de planos de contingência e desenvolvimento de estratégias de resposta em saúde pública diante de situações de desastres. O objetivo é fortalecer a preparação para o enfrentamento de possíveis eventos adversos, com ações mais rápidas, eficientes e integradas na proteção da população em cenários de emergência e calamidade pública.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais