28.8 C
Jacobina do Piauí
25 de março de 2025
Cidades em Foco
GeralInternacionalPolítica

Secretário da Saúde apresenta APP Piauí Primeira Infância para novos prefeitos e prefeitas em Brasília

O secretário de Estado da Saúde do Piauí, Antonio Luiz, apresentou o aplicativo Piauí Primeira Infância no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, promovido pelo governo federal, nesta quinta-feira (13), em Brasília. A tecnologia inovadora tem como objetivo conectar saúde, educação, assistência social e famílias, garantindo um desenvolvimento integral e integrado desde a gestação até os seis anos de idade.

A cidade escolhida como piloto para o aplicativo foi o município de Lagoa do Piauí. A partir de 1º de abril, o app estará disponível para as demais 223 cidades do estado. “O aplicativo se baseia nos cuidados integrais da OMS, Banco Mundial e UNICEF, abrangendo seis eixos e 40 indicadores do desenvolvimento infantil, além do Marco Legal da Primeira Infância”, explica o gestor.

No Piauí Primeira Infância estão disponíveis serviços como a caderneta de vacinação, caderneta da gestante, acompanhamento da gestação, além do histórico de consultas e exames realizados pelas gestantes e crianças, além de capacitação para profissionais da saúde, educação e assistência social.

“Esta será a primeira caderneta da gestante digital do país, atualizada conforme as diretrizes da Rede Alyne (para gestantes de alto risco), o que possibilita um acompanhamento contínuo da gestação até os 10 anos da criança. É um serviço inovador que o governador Rafael Fonteles está implementando para a primeira infância do Piauí e que hoje apresentamos aos novos prefeitos e prefeitas do Brasil”, afirmou o secretário Antonio Luiz.

Para a coordenadora do Pacto Pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, este aplicativo é a concretização do compromisso do estado com a primeira infância, que é uma fase determinante para o futuro de cada indivíduo e a digitalização da caderneta da gestante, o acompanhamento contínuo da gestação e da infância e a capacitação de profissionais são avanços que farão a diferença na vida de muitas famílias piauienses.

“Gostaria muito de estar presente neste momento tão importante, mas, mesmo à distância, faço questão de expressar minha alegria e entusiasmo com o lançamento do Piauí Primeira Infância. Como profissional e, acima de tudo, como alguém comprometida com a causa da primeira infância, sei o quanto essa iniciativa representa um marco na garantia de direitos e no cuidado integral com nossas crianças. Parabenizo o governador Rafael Fonteles, o secretário Antonio Luiz e toda a equipe envolvida por essa iniciativa inovadora, que coloca o Piauí na vanguarda do cuidado com a primeira infância. Esse é um passo fundamental para garantir que nossas crianças cresçam com mais saúde, proteção e oportunidades”, completou  Isabel Fonteles.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais