A Secretaria Municipal de Saúde de Jacobina do Piauí realizou, nesta quinta-feira (27), o encerramento da campanha do Outubro Rosa no município. O evento, iniciado na terça-feira, foi promovido em três UBS da região e finalizou na garagem municipal de Jacobina.
A ação reuniu profissionais da saúde e teve como principal objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama, promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença.
O Secretário de Saúde, Gilmar Carvalho, comentou da importância da realização de campanhas voltadas para a saúde municipal e espera que tenha ajudado a simplificar as informações para os populares, relembrando o serviço municipal para atendimentos. Para Gilmar, o cuidado é um ‘ato de amor’.
“A saúde é prioridade na gestão. Acredito que uma campanha como essa traz muita importância para a questão da conscientização, não apenas do câncer de mama, mas a saúde da mulher em geral. Enquanto gestor da pasta, fico feliz e grato pela equipe que nós temos, bem como pelo trabalho realizado junto a população. Acredito que com prevenção e conscientização, tudo vai se resolvendo”, afirmou o secretário.
A enfermeira e palestrante do evento, Poliana Rodrigues de Oliveira, enfatizou a proposta da campanha para que a população em geral receba amplie o conhecimento com uma boa base de informação repassada durante a ministração. Poliana destacou as principais pautas desenvolvidas.
“Explicamos o que é o câncer de mama, os fatores de risco, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento, fatores protetores e orientamos a forma correta de realizar o autoexame da mama”, explicou.
A prática física é essencial para a melhoria de vida e na prevenção de doenças. Em seu momento de fala, o educador físico Iziran Carvalho incentivou os presentes a adotarem a caminhada e outras atividades na rotina para ter uma melhor qualidade.
“Muita gente acha que não consegue, mas consegue, sim. Você vai ter uma melhoria de vida inexplicável. Seu sono e suas taxas vão melhorar. Temos que cuidar de quem amamos: nós mesmos. Precisamos nos cuidar para ter um futuro de qualidade”, disse Iziran.