22.3 C
Jacobina do Piauí
14 de janeiro de 2025
Cidades em Foco
GeralPiauí

Saúde do Piauí investiga crianças com síndrome que pode estar relacionada à covid-19

Três casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) em crianças e adolescentes do Piauí são alvo de investigação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Nesta quinta-feira (13), uma videoconferência com especialistas discutiu a doença, que pode estar relacionada ao novo coronavírus.

A síndrome foi motivo de alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS), que tenta identificar se a nova doença tem relação com a covid-19, provocada pelo novo coronavírus. A maioria dos casos conhecidos indicou infecção recente pelo vírus ou vínculo epidemiológico com algum casos confirmado.

A nova enfermidade tem sintomas parecidos com a doença de Kawasaki e provoca inflamação nos vasos e dilatação das artérias coronárias. A criança pode ter febre alta, lesões na pele, inchaço nos pés e mãos, conjuntivite, diarreia, vômito e dor abdominal. Casos graves podem terminar em óbito.

No Piauí, a síndrome foi diagnósticada em três crianças e adolescentes de Teresina, com idades entre sete meses a 16 anos.

“Estamos em fase de investigação, pois os casos apresentam sintomas clínicos da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica, as crianças estão internadas no Hospital Infantil e em um da rede particular”, disse Amélia Costa, coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), da Sesapi.

Na videoconferência, representantes da Sociedade de Pedriatria do Piauí e do hospital infantil Lucídio Portela, além de especialistas em infectologia, endocrinologia e pedriatria, discutiram o quadro clínico dos pacientes, a regulação e tratamento da síndrome. Equipes de vigilância nos hospitais vão monitorar possíveis novos casos.

“Como ainda se desconhece o grau de comprometimento do coronavírus nas crianças, temos que nos precaver e se antecipar discutindo também o que fazer diante dessa Síndrome, que pode ter relação com as crianças que tiveram contato com a Covid-19. Por isso estamos começando a preparar também as equipes de notificações nos hospitais do estado”, completou a coordenadora do CIEVS.

CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais