32.2 C
Jacobina do Piauí
2 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPiauí

Saúde Digital zera fila de consultas em 7 especialidades em cidade do Piauí

Foto: Ascom/Sesapi

Implantado há um mês, o programa Piauí Saúde Digital já zerou as filas de consultas em 7 especialidades no município de Lagoa de São Francisco. Atingiram 100% de atendimento as áreas de endocrinologia, psiquiatria, psicologia, dermatologia, ginecologia, cardiologia, neurologia, pediatria, nutricionista.

Somente de agosto a setembro, o programa já realizou um total de 211 atendimentos em Lagoa do São Francisco, no período de 30 de agosto a 25 de setembro de 2023. Foram realizadas 168 consultas, das quais 54 foram com clínicos gerais e 114 com outros especialistas. Além disso, o programa emitiu 43 laudos de exames Eletrocardiograma.

O Piauí Saúde Digital está presente na Unidade Básica de Assistência à Saúde (UBAS) do município, além das Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF) do Cipó e Nazaré. O Saúde Digital está disponível também no Aplicativo SOS Portal, disponível para a população 24 horas.
O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), Dirceu Campêlo, destaca a importância da telessaúde para a população. “As três UBS estão equipadas com uma sala para a telessaúde, facilitando o acesso ao atendimento. Estamos colhendo o resultado: as filas de consultas zeradas”, afirmou.

O Piauí Saúde Digital foi implantado, pela primeira vez, em Piripiri, no início do ano. A ação, pioneira no Brasil, tem como foco transpor as barreiras socioeconômicas, culturais e, sobretudo, geográficas, para ampliar a oferta de serviços e informações em saúde à população do estado. O projeto já está presente nas 31 Unidades Básicas de Saúde e no Hospital Regional Chagas Rodrigues.

O Piauí Saúde Digital é um serviço com teleconsultas e telediagnósticos com o objetivo de expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, sobretudo, da atenção primária, e sua interação com os demais níveis, fortalecendo as redes de atenção à saúde do SUS.

Da Redação / Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais