30.5 C
Jacobina do Piauí
7 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPicos

Saúde de Picos realiza capacitação com todos os ACS para atualização do Sistema E-SUS

Capacitação para ACS no PREMEN (Foto: Daniel Holanda)

Para facilitar o acompanhamento dos usuários, bem como permitir a busca de dados e o planejamento das ações para o município, a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira, (17), uma capacitação com todos os Agentes Comunitários de Saúde.

Capacitação para atualização do e-SUS (Foto: Valdo Benedito)

Atualmente, a Secretaria de Saúde conta com 185 ACS em atividade. O encontro aconteceu no auditório da Escola Técnica Estadual Petrônio Portela – PREMEN, e teve como objetivo a atualização das novas versões do sistema e-SUS.

De acordo com a coordenadora da Atenção Primária, Tânia Luz, a capacitação vai servir para melhorar os indicadores de saúde em Picos.  “Com isso, vai diminuir as inconsistências no sistema, vai facilitar o acesso dos usuários aos serviços, consequentemente, vamos melhorar os indicadores do Previne Brasil no município de Picos”, pontuou a coordenadora.

Coordenadora de Atenção Primária, Tânia Luz (Foto: Daniel Holanda)

A capacitação foi ministrada pelo coordenador do e-SUS, Jocta Holanda, que, em depoimento, informou que a capacitação ocorre como captação ponderada, já que se direciona aos profissionais. “Os ACS têm, por principal questão, o cadastro das pessoas dentro do município. Tanto o cadastro individual, como domiciliar”, disse Jota Holanda.

Coordenador do sistema e-SUS, Jocta Holanda (Foto: Valdo Benedito)

O Coordenador ressalta que, com a adesão dos cadastros no sistema, o Ministério verificará as condições do município nas questões que tangem à saúde a cada quadrimestre.

Para a agente Josenildes Nunes, essa formação é um aprendizado que veio facilitar e sanar questões dos Agentes de Saúde. “Com essa capacitação, vai melhorar o acesso e facilitar as informações, tanto no sistema, quanto a nível de comunidade, de área territorial e de atuação”, relatou a agente.

Agente Comunitária de Saúde, Josenildes Nunes. (Foto: Nayara Paiva)

Presente ao evento, o Secretário Municipal de Saúde, Aldo Gil, ressaltou a importância de todos os participantes envolvidos e falou sobre o E-Sus.

“O e-Sus AB é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, que tem a função de reestruturar todas as informações da atenção primária. É um software completo que vai agilizar trabalhos como emissão de receituários, requisição de exames, entre outros. E os ACS são fundamentais para que esse serviço aconteça de forma eficiente. Ganha a gestão e também a comunidade de usuários que terão um atendimento mais célere para solucionar suas demandas em saúde” explicou o secretário.

Secretário Municipal de Saúde, Aldo Gil de Medeiros, em discurso.

O que é o e-SUS?

O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar o registro de informações das ações realizadas na Atenção Básica em nível nacional. O e-SUS AB faz parte do programa de informatização do processo de trabalho e da qualificação da informação, que visa, acima de tudo, a eficiência no sistema eletrônico de informações na atenção primária à saúde, o que facilitará o acesso de usuários e o manejo das secretarias de saúde em todo o país, acerca dos dados eletrônicos que compõem a base do sistema de Atenção Básica do SUS.

Por: Daniel Holanda e Valdo Benedito / CCOM

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais