30.9 C
Jacobina do Piauí
30 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPicos

Saúde de Picos promove segunda etapa de capacitação para diagnóstico clínico da hanseníase

Etapa formativa foi voltado para profissionais de Saúde do Município (Foto: Daniel Holanda)

Com o propósito de aprimorar as atividades clínicas e hospitalares na prevenção, diagnóstico e tratamento da hanseníase, a Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através da Coordenação do Pronto Atendimento Médico (PAM), realizou na manhã desta terça-feira, 26 de abril, a segunda etapa de capacitação para diagnóstico clinico da hanseníase.

Para o Coordenador do PAM, Gilberto Valentim, a capacitação é importante porque ela vai atualizar os profissionais da saúde de Picos em relação a hanseníase. “A saúde é dinâmica ela muda sempre, inclusive a gente está fazendo agora a atualização do tratamento da hanseníase, a gente está trazendo profissionais qualificados para fazer a capacitação, a ideia que depois dessa qualificação a gente possa avançar no diagnóstico da doença”, explicou o Coordenador.

Coordenador do PAM, Gilberto Valentim (Foto: Daniel Holanda)

De acordo com o Coordenador as capacitações continuam nos próximos dias com exercícios das práticas nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Parque de Exposição, Junco e São Vicente (Posto de Saúde Belinha Nunes).

“Esse momento é muito importante porque trazemos um profissional que é hansenólogo para estar junto aos profissionais de Picos, a gente espera que toda equipe que foi convocada participe da capacitação. Picos só tem a ganhar com essa última etapa do projeto”, destacou a Coordenadora Estadual do Programa Hanseníase, Eliracema Alves.

Eliracema Alves, Coordenadora Estadual do Programa Hanseníase (Foto: Daniel Holanda)

A capacitação foi ministrada pelo hansenólogo, Dr. Marco Andrey, na oportunidade o médico falou sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. “ É importante alertar o profissional da Atenção Básica que a hanseníase existe, e muita das vezes precisa de um exame clínico mais aprofundado, com mais empenho no sentido de aprofundar mais nessas lesões, principalmente nos sintomas neurológicos como dormência, formigamento e dores nos nervos”, pontuou o hansenólogo.

Hansenólogo, Dr. Marco Andrey (Foto: Daniel Holanda)

A capacitação foi voltada para médicos e enfermeiros da Atenção Básica do Município de Picos.

Veja mais fotos!

Por: Daniel Holanda / CCOM

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais