29.8 C
Jacobina do Piauí
2 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralJacobina do Piauí

Saúde de Jacobina do Piauí inicia campanha de vacinação contra a gripe; veja calendário

O Movimento Nacional Pela Vacinação ganhou um calendário no município de Jacobina do Piauí e, pensando no bem-estar da população, na última quarta-feira (3), através da Secretaria de Saúde, foi iniciada uma agenda de vacinação contra a gripe na zona urbana.

O secretário de saúde da cidade, Gilmar Carvalho, ressaltou seu papel como representante da pasta e sua função em colaborar com o incentivo da prevenção dos munícipes. Convidando a população para fazer parte do planejamento de imunização, o secretário definiu como um ‘ato de responsabilidade coletiva’.

“É meu dever destacar a importância da vacinação. A gripe não é apenas uma condição sazonal, mas uma ameaça à saúde pública. Cada dose conta na construção de uma população mais saudável, porque é um ato de responsabilidade coletiva. Juntos, podemos fazer a diferença”, enfatizou.

De acordo com a enfermeira Yandrah Teixeira, durante o período chuvoso os casos aumentam e é necessário fortalecer a prevenção para evitar os casos mais graves do vírus. O primeiro objetivo é imunizar os grupos prioritários e, em seguida, levar a campanha para a zona rural, prevista para o início de maio.

“A vacinação contra a Influenza é uma das medidas de prevenção para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de colaborar para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, afirmou.

CALENDÁRIO

A campanha de vacinação contra a Influenza tem como público-alvo: pessoas com +60, crianças de seis meses a menores de seis anos, povos indígenas e quilombolas, grávidas e puérperas, pessoas com deficiência, professores da educação, profissionais das forças de segurança, salvamento e forças armadas, trabalhadores da saúde, pessoas em situação de rua, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo, caminhoneiras e trabalhadores portuários, além de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais.

As doses serão aplicadas na Secretaria de Saúde, das 8h às 12h. Confira o calendário da campanha:

03/04: profissionais da saúde;
04/04: gestantes e puérperas;
05/04: professores da rede municipal e estadual;
09/04: crianças de seis meses a menores de 2 anos;
10/04: idosos acima de 60 anos.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais