24.4 C
Jacobina do Piauí
28 de abril de 2024
Cidades em Foco
Caridade do PiauíDestaqueGeral

Saúde de Caridade do Piauí realiza II Plenária com temática de defesa do SUS e democracia; veja fotos

A Prefeitura Municipal de Caridade do Piauí, por meio da Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, realizou, nesta quinta-feira (30), a II Plenária Municipal de Saúde com o tema ‘Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia’. O evento ocorreu no Mercado Público de Caridade do Piauí.

Realizada com o intuito de discutir e avaliar a saúde do município e propor políticas públicas, o momento contou com a presença do secretário de finanças, Wellington Santos (representando o prefeito Toninho), o secretário de saúde Edimar José da Silva, o presidente do Conselho de Saúde, Josiel José de Carvalho, vereadora Maria da Silva, a diretora da UBS, Jaislane Sério Macedo, o secretário de governo, Leandro Paiva, coordenadora de APS, Celular Karina, além de autoridades religiosas.

O secretário de finanças, Wellington Santos, marcou presença para representar o prefeito Toninho, cumprindo agenda em Brasília. O secretário evidenciou a prioridade da pasta da saúde na gestão, deixando claro que sempre será assim. “É nítido que a saúde na gestão do prefeito Toninho teve um avanço muito grande, na questão da estrutura e organização. Foi, é e sempre será uma prioridade, apesar das dificuldades financeiras”, disse.

A vereadora Maria da Silva, representando a Câmara Municipal de Vereadores de Caridade do Piauí, demonstrou em sua fala a importância do SUS, bem como a dos populares defenderem a sua existência, fato que não exclui a necessidade de todos lutarem por melhorias nos serviços proporcionados.

“Sem o SUS não vivemos. Por isso, precisamos aprimorar cada vez mais e buscar recursos para a nossa população. É de grande importância a participação de todos, bem como colocar nosso conhecimento nessa plenária”, afirmou.

O palestrante do evento, Severiano Gomes, explicou que nas conferências são realizados debates acerca dos eixos temáticos referentes ao SUS. Ao serem levantadas propostas, é apresentado um projeto democrático visando atender a população e suas demandas.

“É um processo democrático, onde debatemos os pilares do SUS e todos os âmbitos desde a democracia a participação da população na construção da saúde pública. Dessa forma, atendemos os anseios da população e, de forma geral, ampliar a saúde municipal, estadual e nacional”, explicou.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais