A Secretaria Municipal de Betânia do Piauí realizou uma ação de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Na ocasião, participaram do momento todos os agentes de endemias do município.
Durante o dia a Saúde intensificou o serviço de vigilância epidemiológica com visitas às residências do município (zona urbana) e também na zona rural, nas comunidades Vila do Mel, na Serra do Inácio. Os agentes de endemias realizaram, ainda, a eliminação dos focos de proliferação do mosquito.
A população recebeu orientações sobre como se prevenirem da criação do mosquito e também foi realizada a distribuição de panfletos.
“Embora os principais depósitos de armazenamento de água como cisternas, tambores e caixas de água, na maioria das residências, estivessem devidamente adequados ao manejo de prevenção, notamos outros tipos de depósitos expostos e propícios ao desenvolvimento do mosquito, como pneus, garrafas e outros pequenos depósitos. Isso foi constatado tanto nas residências, como nos terrenos baldios”, relatou o coordenador de vigilância Epidemiológica de Betânia do Piauí, Francisco Carvalho.