18 de abril de 2025
Cidades em Foco
GeralPadre Marcos

Sada e Adapi certificam primeira empresa de drones agrícolas 100% piauiense

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), marcou um feito inédito no Estado ao conceder, esta semana, o Certificado de Registro de Prestador de Serviços para a Agrofield — a primeira empresa genuinamente piauiense autorizada a operar na aplicação aérea de agrotóxicos com drones.

O uso de drones na agricultura tem avançado rapidamente e a Sada acompanha esse movimento de perto. “É um dia histórico para nós. Estamos falando da primeira empresa 100% piauiense a conquistar esse registro na área de aplicação aérea com drones”, celebrou o diretor-geral da Adapi, João Rodrigues Filho.

Para o gerente de Defesa Vegetal, Ozael David, a certificação reforça o compromisso do órgão com a legalidade e a segurança no campo. “Estamos fiscalizando e registrando empresas que atendem a todas as exigências legais, tanto federais quanto estaduais, garantindo o uso correto dessa tecnologia”, afirmou.

Segundo o coordenador do controle de agrotóxicos da Adapi, Olavo Castelo Branco, o registro é obrigatório para todas as empresas que prestam serviços de aplicação aérea de defensivos agrícolas, inclusive com drones. “Os interessados precisam cumprir as normas previstas na legislação federal específica e no Decreto Estadual nº 14.579/2011”, explicou.

Olavo destacou ainda os benefícios do uso de drones na produção agrícola. “Se utilizados conforme a regulamentação, esses veículos aéreos não tripulados oferecem mais eficiência, segurança ambiental, proteção aos operadores e menor custo para o produtor”, completou.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais