25.7 C
Jacobina do Piauí
15 de janeiro de 2025
Cidades em Foco
AcauãGeralPolítica

Sada convoca gestores municipais para renovação e assinatura de termo de cooperação técnica

Agricultores -Foto: CCOM

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) está convocando os gestores municipais do Piauí para a renovação ou assinatura do termo de cooperação técnica, um documento fundamental para fortalecer a parceria entre as prefeituras e o órgão. Por meio deste termo, os municípios recebem suporte técnico especializado e a possibilidade de cadastrar seus agricultores familiares no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), um requisito essencial para o acesso a diversas políticas públicas voltadas ao setor rural. Além de facilitar o acesso a crédito rural, projetos e ações que beneficiam as comunidades rurais.

“O termo de cooperação técnica é um instrumento legal que permite essa parceria. O Cadastro da Agricultura Familiar é, na verdade, a porta de entrada para todos os programas sociais disponibilizados pelo governo federal, principalmente pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e todas as políticas públicas que visam contemplar e beneficiar os agricultores e agricultoras familiares do nosso estado”, destaca o diretor de Operações, Elaboração de Projetos e Captação de Recursos da Sada, Libonato de Carvalho.

A validade do termo de cooperação é de quatro anos. Para assinar ou renovar o termo, as prefeituras devem encaminhar a documentação necessária, que inclui: ofício direcionado ao secretário da Sada, Fábio Abreu Costa; CNPJ da prefeitura, documentos do prefeito, plano de trabalho elaborado pelo técnico da prefeitura e documentos do técnico cedido para a Sada.

A documentação deve ser enviada para o e-mail: [email protected].

Resultados Positivos

No ano passado, a Sada assinou 74 termos de cooperação técnica com prefeituras, representando um crescimento de 45% em relação a 2023. Para 2025, a expectativa é de que mais da metade dos municípios piauienses formalizem adesão ao termo. O estado possui 224 municípios, e a ampliação dessa parceria é fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento econômico regional.

Este esforço visa garantir que os agricultores familiares tenham acesso a recursos e suporte técnico, promovendo uma agricultura mais sustentável e inclusiva no Piauí.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais