30.8 C
Jacobina do Piauí
4 de junho de 2026
Cidades em Foco
GeralPicosPolítica

Reforma da Assembleia Legislativa do Piauí deve ser concluída em fevereiro de 2026, confirma Severo Eulálio

Severo Eulálio!

A reforma da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), sede do Poder Legislativo estadual, deve ser totalmente concluída até fevereiro de 2026. A confirmação foi feita pelo presidente da Casa, deputado Severo Eulálio (MDB), que anunciou a retomada das obras ainda nesse segundo semestre de 2025 após meses de paralisação.

De acordo com o parlamentar, a construtora responsável pelo serviço garantiu a entrega da primeira etapa até o final de 2025. A expectativa é que, com o retorno dos trabalhos legislativos em fevereiro de 2026, todos os gabinetes parlamentares estejam prontos para uso.

“A reforma está em andamento. A construtora nos confirmou que entrega uma primeira etapa ainda no final deste ano. E para que em fevereiro de 2026, no retorno dos trabalhos, nós entregamos toda a parte dos gabinetes, toda pronta para a população”, declarou Severo Eulálio.

O parlamentar destacou ainda que a paralisação tem prejudicado diretamente a rotina da Casa.

“Não só os deputados, mas a população do Piauí, estão ansiando para a Assembleia e realmente é necessário que a gente entregue o quanto antes essa obra. Quase todos os parlamentares estão sendo obrigados a atender fora da Assembleia, em seus escritórios particulares, porque nós não temos a conclusão da obra. Vencemos quase todos os entraves burocráticos para que nós possamos fazer a retomada da obra e a entrega o quanto antes para o povo do Piauí, que é a Assembleia a casa do povo”, disse.

Obras com histórico de atrasos

As intervenções na infraestrutura da Alepi começaram em 2023 e, inicialmente, deveriam ter sido concluídas em 2024. No entanto, o cronograma foi impactado por paralisações e impasses contratuais, o que deixou a obra inacabada.

Quando assumiu a presidência, em fevereiro de 2025, Severo Eulálio chegou a prever a entrega ainda no primeiro semestre desse ano, o que não se concretizou. O acesso aos gabinetes continua interditado por tapumes, dificultando o trabalho de parlamentares e assessores.

Até o fim de 2024, apenas 32% dos serviços haviam sido executados, segundo dados divulgados pela própria Assembleia. Já foram reformados o Plenarinho, o plenário principal e a área conhecida como Praça do Povo. Ainda restam ser entregues os gabinetes parlamentares, a sala da presidência e o Espaço Deputada Francisca Trindade.

Contrato sob investigação

O atraso nas obras também está relacionado à suspensão das atividades pela Construtora Rosacon, empresa contratada para a execução do projeto, orçado em R$ 39,7 milhões.

O contrato está sob investigação do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), após a descoberta de que o proprietário da construtora encontra-se interditado judicialmente desde 2017, o que levantou questionamentos sobre a legalidade da contratação.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais