25 C
Jacobina do Piauí
21 de maio de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeralPolítica

Rafael Fonteles lança pacto pela Educação e diz que Piauí será 1º lugar no Ideb em 2025

Foto - Renato Andrade/Cidadeverde.com

O governador Rafael Fonteles (PT) lançou o compromisso de colocar o Piauí no primeiro lugar do Ideb em 2025. O desafio foi anunciado na manhã desta segunda-feira (22) durante a entrega da reforma do Centro de Ensino em Tempo Integral Pinheiro Machado, no bairro Dirceu,  zona Sudeste de Teresina.

Na reforma da escola, fundada em 1974, foram investidos mais de R$ 1 milhão. “Temos aqui o modelo campeão, a junção do ensino em tempo integral com o ensino profissionalizante”, destacou o governador Rafael Fonteles.

O governador também propôs um pacto pela Educação. ” Vamos fazer um pacto: todo estudante na escola 8h por dia. Se o aluno tiver que trabalhar que seja no estágio vinculado ao programa pedagógico da instituição. Só assim vamos conseguir fazer a mudança geracional que estamos nos propondo”, frisou o governador.

O pacto foi reforçado pelo secretário de Educação, Washington Bandeira. “Vocês sairão daqui preparados para ingressar no ensino superior e ingressar no mercado de trabalho, no curso que vocês quiserem e na profissão que vocês desejarem”, salientou o secretário de Educação.

O modelo de ensino implementado no CETI Pinheiro Machado foi elogiado pela secretária executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, ex-governadora do Ceará.

 “No MEC não precisamos inventar a roda. Vemos o que está sendo feito de bom e replicamos para todo o Brasil. E isso aqui é um exemplo muito bom. A oferta de tempo integral é um compromisso do MEC. Aqui vocês fazem essa uma visão sistêmica, com uma infraestrutura adequada para professores e alunos e, ainda a oferta de cursos profissionalizantes nesta etapa da vida dos jovens. Isso dá ao aluno a possibilidade de se preparar para o mercado e seguir estudando. O Piauí melhor, um nordeste mais forte e um Brasil é o que todos desejamos”, disse Izolda Cela.

A reforma do CETI mexeu com a comunidade escolar. Professores, alunos e até pais estiveram na escola para prestigiar a entrega da reforma.

A diretora da escola, Rejane Coelho, se emocionou ao relembrar os dias de aluna, professora e agora diretora da escola. “Eu estudei aqui, voltei como professora e estou diretora é impossível não se emocionar com o que está acontecendo aqui hoje. Vivemos um momento especial no CETI Pinheiro Machado, que tem uma história bonita de entrega e dedicação a sua comunidade. Temos hoje uma escola ampliada, totalmente climatizada, que é o sonho de qualquer aluno e qualquer professor”, disse a diretora.

A aluna do primeiro ano do ensino médio Isabela Carvalho Resende, agradeceu em nome dos alunos. “Hoje só temos uma palavra, gratidão. Gratidão por estamos juntos, pelo prédio reformado e ampliado, está estampada no rosto de vocês a esperança de poder estudar numa escola de qualidade”, frisou a aluna.

Sobre a escola 

Com 255 alunos matriculados no Ensino Médio, o CETI Pinheiro Machado passou por uma ampla reforma, que incluiu a ampliação, modernização e revitalização da unidade, composta por 12 salas de aula, biblioteca, Laboratório de Ciências, Laboratório de Informática, refeitório completo com cozinha, quadra poliesportiva com vestiários, bloco administrativo e banheiros.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais