18 de abril de 2025
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPicosPolícia

“Queremos coibir o roubo de motos assim como coibimos o de celulares”, diz Rafael Fonteles

Rafael Fonteles

O Pacto Pela Ordem, lançado pelo governador Rafael Fonteles nesta semana, tem como objetivo intensificar as ações e integrar as diversas forças de segurança e justiça no combate ao crime organizado. Nesta quarta-feira (26), Rafael Fonteles destacou que um dos principais focos da iniciativa é agir de forma mais ostensiva contra o roubo e a comercialização de veículos de forma irregular.

Por isso, o número de blitz por todo o Piauí deve aumentar. Porém, segundo o governador, elas servirão como um meio de buscar os veículos com restrição de roubo e furto e não terão finalidade arrecadatória.

“Há um certo tempo, o IPVA para moto é zero. Baixamos o licenciamento das motos para R$ 49 por ano. Também fizemos anistia de débitos passados. Então, as blitz não tem objetivo arrecadatório, a ideia é salvar vidas. Hoje, morre duas vezes mais gente por acidente do que por homicídio. Queremos coibir  a venda de motos roubadas do mesmo jeito que combatemos os celulares roubados, devolvendo os bens aos verdadeiros donos”, afirmou.

Ainda de acordo com o governador, haverá uma fiscalização maior em relação ao uso de capacete e ingestão de bebida alcoólica por motoristas. “Temos que ser mais rígidos com isso”, completou.

O pacto inclui 16 projetos de lei que serão enviados à Assembleia Legislativa, além de medidas administrativas para intensificar a repressão ao crime organizado e a delitos violentos. A iniciativa prevê maior integração entre os poderes e instituições, com uso de inteligência, alterações legislativas e atuação mais direta dos órgãos de segurança.

Os três eixos do Pacto pela Ordem

Criminalidade Violenta: canais de denúncia, leis mais rigorosas e integração entre órgãos penais.
Tecnologia: videomonitoramento e inteligência artificial para fiscalização.
Cidadania e Defesa Social: protocolos de proteção e fundo de amparo a vítimas.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais