Com a finalidade de contribuir com a preservação da arte cultural, o Programa Básico Ambiental Quilombola (PBAQ), realizado e financiado pela Neoenergia e executado através de contrato com a AVSI Brasil, tem promovido aulas de capoeira, na zona rural da localidade de Queimada Nova, no Piauí.
Atualmente, 27 alunos entre crianças, jovens e adultos, com idade de 3 a 60 anos, participam do curso de capoeira realizado aos sábados e domingos. A capacitação oferecida pelo projeto social PBAQ tem duração de 12 meses e, desde a implementação da iniciativa, em novembro de 2022, mais de 50 pessoas foram beneficiadas com as aulas destinadas à população quilombola Sumidouro.
“Além da compensação ambiental, a promoção das aulas de capoeira atende as necessidades e os pedidos da comunidade de salvaguardar esta arte cultural, de educar e formar pessoas para difundir e massificar os conhecimentos ancestrais da sabedoria oral e a prática da capoeira de quilombo”, explicou Aracelle Costa, coordenadora do Programa Básico Ambiental Quilombola.
Para participar das atividades, basta ser pertencente a comunidade quilombola Sumidouro. As inscrições podem ser feitas na sede da Associação de Moradores da Comunidade Sumidouro. As aulas são ministradas pelas professoras de atividades físicas e capoeiristas Lucicleia Domiciano dos Santos e Marcília Rodrigues de Sousa, que também pertencem à comunidade.
Programa Básico Ambiental Quilombola
O projeto tem como objetivo a execução das linhas de ações do Programa Básico Ambiental Quilombola da comunidade rural quilombola Sumidouro em Queimada Nova (PI), visando amenizar os impactos do empreendimento, além de conscientizar a população e trabalhadores acerca de questões ambientais e sociais e contribuir para melhoria dos padrões de qualidade de vida e saúde da população do Sumidouro.
AVSI Brasil
A AVSI Brasil é uma organização, sem fins lucrativos, constituída em 2007, para contribuir na melhoria das condições de vida de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade ou emergência humanitária.
Dentre os projetos realizados estão o acolhimento de migrantes e refugiados da Venezuela, programa de aprendizagem para adolescentes, realização de atividades esportivas para crianças e outros.
Atualmente a associação atua nos estados do Piauí, Bahia, Amapá, Roraima, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Distrito Federal, Goiânia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.








