32.2 C
Jacobina do Piauí
2 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

PT e Procuradoria mobilizam justiça para garantir ônibus nas eleições do 2º turno

Para evitar a falta de transporte público no segundo turno das eleições, integrantes do Partido dos Trabalhadores e a Procuradoria Regional Eleitoral mobilizam instâncias jurídicas. Tanto os partidos pró-Lula como o Ministério Público Eleitoral querem garantir ônibus nas ruas para que o eleitor possa votar no dia 30 de outubro.

Hoje, o senador eleito, Wellington Dias (PT), informou que já  esteve em reunião com o presidente do Supremo Tribunal Eleitoral (STE), Alexandre de Morais, para tratar sobre a necessidade do reforço no transporte público durante as eleições.

Desde o primeiro turno, a Procuradoria Regional Eleitoral vem adotando providências para que não falte o transporte público. Duas decisões judiciais do Tribunal Regional Eleitoral foram expedidas na última eleição para manter 100% dos ônibus nas ruas. 

A Procuradoria apura se houve boicote e aguarda uma defesa dos empresários de ônibus. Uma nova decisão poderá sair nos próximos dias do TRE e do TSE.

Ao participar de reunião ampliada com os partidos, Wellington Dias explicou que houve duas reuniões, uma na quarta-feira (05) e outra na sexta (08).

“O grande desafio é garantir as condições do eleitor comparecer e votar. Eu participei de uma agenda com o ministro Alexandre de Moraes, onde tratamos de um clarificação melhor (a extinção do crime devido à publicação de lei) na decisão do ministro Barroso, no transporte no dia da eleição. A Lei diz que é direito do eleitor e da eleitora o direito ao transporte, então, como garantir isso? Teve uma reunião na sexta-feira e o presidente do TRE, Erivan, deverá adotar medidas que ficarão acertadas. Hoje, deve sair uma regulamentação”, disse.

No Piauí, o objetivo do grupo petista é aumentar a votação do ex-presidente Lula (PT) de 74% para 80%. Isso perpassa por maximizar a presença do eleitor nos locais de votação.

Fonte: Paula Sampaio e Yala Sena / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais