18 de janeiro de 2025
Cidades em Foco
GeralOeiras

Proposição de Henrique Pires homenageia desembargadores federais com cidadania piauiense

Foto: Jailson Soares / O DIA

Desembargadores federais receberam a concessão de títulos de cidadania piauiense, em solenidade realizada nesta quinta-feira (14) no Plenário Waldemar Macêdo, na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O evento fez parte das comemorações em alusão aos 35 anos de instalação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) e os 20 anos dos Juizados Especiais Federais, iniciativa proposta pelos deputados Henrique Pires (MDB) e Franzé Silva (PT), presidente da Casa.

Entre os agraciados com o título de cidadania piauiense estavam os desembargadores federais João Batista Moreira, presidente do TRF-1; César Jatahy, coordenador dos Juizados Especiais federais; Gustavo Soares Amorim; Eduardo Morais da Rocha; e Newton Ramos. A advogada Luziana do Vale Campos Soares da Fonseca também foi contemplada com o título de cidadania, em razão do trabalho social que desenvolve na comunidade São José, do município de Oeiras.

Durante a solenidade, o deputado Henrique Pires destacou o papel dos desembargadores federais no Piauí, bem como ressaltou o trabalho do Judiciário para com os cidadãos.

“No dia que fui a sessão em homenagem ao Tribunal eu assisti a esse vídeo e me emocionei, como aqui reproduzido, pelo impacto de suas decisões na vida dos cidadãos de todo o Brasil. Por isso, propus essa solenidade, e temos aqui desembargadores que têm uma forte relação com o Piauí […]. Sempre digo, que juiz, desembargador, magistrado, dos servidores públicos, sem sombra de dúvida, é o que tem mais coragem e determinação, porque é ali onde está o último esteio do direito”, disse.

Eduardo Morais da Rocha, desembargador do TRF-1, comemorou ao receber o título de cidadania piauiense.

“Hoje, aos 50 anos, eu nasço como cidadão piauiense, resgatando as minhas origens e firmando compromissos com essa terra que tanto amo. De sempre levar o nome do Piauí por onde eu passar, divulgando nossas belezas naturais, nossas riquezas culturais, nossos grandes poetas, nossas comidas típicas e, principalmente, a alegria e a inteligência e o acolhimento do nosso povo”, relatou.

Também presente na solenidade, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca, argumentou que o TRF-1 se destaca por ser um Tribunal que objetiva auxiliar a população, em especial com pautas voltadas para as políticas públicas.

“Essa homenagem que o estado do Piauí presta ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região merece aplausos do Brasil inteiro, porque esse Tribunal é o maior de apelação do mundo por abarcar 80% do território nacional e hoje talvez um pouco menos de 70%. O TRF-1 resolve o problema da Previdência Social, quando é judicializada, da educação, saúde e habitação, portanto das políticas públicas”, citou.

O presidente da Casa, deputado estadual Franzé Silva (PT), comemorou a realização da solenidade e destacou o trabalho parceiro entre os Poderes Legislativo e Judiciário.

“Temos aqui uma gratidão pela forma como eles conduzem essa relação entre Poder Legislativo e Judiciário. Hoje é um reconhecimento dos avanços e dos trabalhos que eles executam a nível de Tribunal Regional e que nos favorece muito por sabermos que temos parceiros que nos escutam e que nos ouvem sempre que precisamos”, finalizou.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais